sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Trindade contra a covid-19: Marden Júnior firma pacto com comerciantes para adotar restrições

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (27/01), com 50 comerciantes do município. No encontro, as partes firmaram pacto “em defesa da vida”, com objetivo de fortalecer o enfrentamento à segunda onda do novo coronavírus.
Entre as iniciativas para combater o avanço da doença, está a restrição do comércio e consumo de bebidas alcoólicas em locais de uso público ou coletivo a partir das 23h. Todos os estabelecimentos deverão estar fechados até à 00h. Clubes e pesque-pagues podem ficar abertos até às 18h. A capacidade de frequentadores em cada local ficou definida em 60% do total.
O prefeito Marden Júnior apresentou aos empresários a realidade do município em relação à propagação da covid-19. Entre dezembro e janeiro, houve um aumento de 90% de registros de pacientes que contraíram o vírus. Um estudo apresentado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) mostra Trindade em segundo lugar, entre as cidades do estado, no quesito transmissibilidade do coronavírus.
“O primeiro ponto é preservar a saúde e as vidas dos trindadenses”, disse Marden Júnior. “Mas, também, é preciso que o comércio continue aberto, por isso essa discussão conjunta”, destacou.
No último fim de semana, o Departamento de Fiscalização de Trindade realizou uma força-tarefa e constatou inúmeras irregularidades, desde ausência de distanciamento social, capacidade de clientes em cada estabelecimento acima do permitido, frequentadores sem máscara de proteção e não utilização de álcool em gel.
O secretário de Meio Ambiente de Trindade, Roberto Ibrahim, afirma que o momento é crítico. Segundo observa, é preciso que a população e comerciantes respeitem as medidas de prevenção para que o comércio continue a funcionar.  Ele garante que a fiscalização volta com peso total para as ruas de Trindade a partir desta quarta-feira.
O prefeito Marden Júnior pediu que todos os comerciantes sigam as regras para diminuir o número de infectados em Trindade. As próximas duas semanas devem ser de cumprimento rígido ao novo decreto. Em 15 dias, será realizada uma nova reunião com os donos de bares, restaurantes e similares para reavaliar a situação.
“A prefeitura vai realizar uma forte campanha educativa, mas precisa da ajuda de todos, comerciantes e população, para que possamos reduzir os números de casos da doença no município”, conclui Marden Júnior.
Veja as medidas adotadas pela gestão municipal de Trindade:
1- Bares de restaurantes e similares só poderão comercializar bebidas alcoólicas até às 23h e fecharão portas à 00h;
2- Distribuidoras de bebidas e pit-dogs também fecharão à 00h;
3- Clubes e pesque-pagues poderão funcionar somente durante o dia, das 8h às 18h;
4- A capacidade de ocupação dos estabelecimentos será reduzida para 60%;
5- Cada mesa será limitada a quatro pessoas e com distanciamento mínimo de dois metros entre uma mesa e outra;
6- A prefeitura realizará uma campanha de conscientização e de fiscalização em toda a cidade.