sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Caiado faz vistoria e diz que Hospital de Uruaçu será exclusivo para covid-19. Unidade terá 60 leitos de UTI

O Hospital de enfrentamento à Covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), foi vistoriado neste domingo (28), pelo governador Ronaldo Caiado. Localizado no município de Uruaçu, a maior unidade de saúde da região será exclusiva ao tratamento de pacientes com Covid-19.

“Esse é um hospital que será transformado neste momento, em um hospital que vai dar suporte 100% ao tratamento da Covid-19, ao enfrentamento da Covid-19. Durante todo esse período ele será exclusivo de pacientes acometidos pelo Covid. Como tal, ele terá aqui não só uma estrutura diferenciada, como também toda uma equipe muito bem treinada, diante de um ano que nós já estamos convivendo, infelizmente, com esse vírus”, declarou Caiado.

A unidade será inaugurada nesta primeira semana de março, com 68 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 118 leitos de enfermaria, de acordo com o governador. Com isso, o Estado passa a contar com mais de 700 unidades de UTI. “Hoje nós estamos instalados em 20 cidades do Estado de Goiás com leitos de UTI e nos extrapolaremos, com esse daqui, mais de 720 leitos no estado, quando recebemos (a gestão atual, o Estado) com 259 leitos”, afirmou Ronaldo Caiado.

O hospital vai contar, ainda, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), com ampla estrutura de equipamentos para a realização de exames aos pacientes com Covid-19, incluindo de imagens, como raio-X e ultrassonografia e um tomógrafo de 64 canais, dentre outros. Após a fase da pandemia, a unidade funcionará como um hospital geral, com perfil de urgência e emergência, com estrutura para a realização de cirurgias.

Com um terreno de 63.241,10 metros quadrados, segundo a SES-GO, o local tem uma área construída de 33.292,02 metros quadrados. O investimento do Governo de Goiás para a construção a unidade foi de mais de R$ 115 milhões, conforme informado pela pasta.