O ex-prefeito e ex-deputado Adhemar Santillo, de 81 anos, morreu nesta terça-feira, 9 de março, em Anápolis. Ele estava internado com um quadro clínico de embolia pulmonar, sequela da covid-19. No domingo, 7, ele estava em sua residência quando começou a sentir-se mal, com falta de ar. Foi encaminhado para essa unidade hospitalar aqui na cidade de Anápolis e ali permaneceu internado. Adhemar havia testado positivo para Covid-19 três meses atrás.
Em razão do falecimento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSB) decretou luto oficial por três dias.
Irmão de Henrique Santillo (que foi governador do Estado de 1987 a 1990 e morreu em 2002), Adhemar foi deputado estadual de 1971 a 1975, e deputado federal por três mandatos, de 1975 a 1987, sendo conhecido com um dos “irmãos coragem” pela luta contra a ditadura militar. Foi ainda secretário estadual de educação (na primeira gestão de Iris Rezende) e prefeito de Anápolis por duas vezes: de 1985 a 1988 e de 1997 a 2001.
Ele era proprietário da Rádio Manchester, de Anápolis, e o programa apresentado diariamente por ele na emissora foi comandado ontem e hoje pelo radialista Lucivan Machado.
Ele deixa a esposa Onaide Silva Santillo (que também já foi deputada estadual) e três filhos: André Luiz, Luiz Augusto e Cláudio.