sábado , 4 janeiro 2025
Sem categoria

Arcebispo de Goiânia comunica adesão a decretos e pede que fiéis façam o mesmo

Matéria do site Poder Goiás:

A Arquidiocese de Goiânia emitiu um comunicado esclarecendo o seu posicionamento favorável às determinações previstas no Decreto do Governo de Goiás (e nos Decretos Municipais consonantes ao do Estado) em relação às exigências impostas para as celebrações das Santas Missas e atendimento pessoal aos fiéis. As orientações foram compartilhadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens, por meio de um vídeo gravado pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, na segunda-feira, 22.

Diante do grave momento que vive o estado, o qual vem registrando números expressivos de casos e de mortes por Covid-19, e por ainda não existir uma quantidade suficiente de vacinas ou tratamento que possa ser oferecido na mesma escala do contágio das pessoas, a instituição ressaltou a sua missão e responsabilidade de preservar vidas. Ele orientou que os fiéis mantenham o distanciamento social, sem aglomerações nas igrejas, enquanto autoridades públicas dos municípios não disserem que é seguro.

Dom Washington Cruz pediu para que ninguém siga orientações diferentes daquela que ele já apresentou no exercício da legítima autoridade que a igreja conferiu a ele. “O momento é grave e pede cuidado, sintonia, compreensão e obediência. Minha orientação é clara: Você poderá ir à igreja para a Santa Missa somente quando as autoridades de saúde do seu município disserem que isso é seguro. Que a sua vida e a dos demais irmãos não corre risco por aglomeração. As orientações que faço à Arquidiocese estão em plena comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco”, disse, em um trecho do vídeo.

Na parte final da gravação, o arcebispo de Goiânia pediu para que as pessoas procurem se manter em oração e que rezem junto de seus familiares, em sua casa, enquanto não puderem ir à igreja. “Continue participando na missa transmitida pela televisão, pelo rádio ou pelas redes sociais. Reze pelos doentes e pelos que faleceram devido à pandemia. Seja solidário com as famílias enlutadas e procure a ajudar aqueles que passam necessidade”, conclamou Dom Washington Cruz.