segunda-feira , 29 abril 2024
Sem categoria

SES oferece curso de orientação prática de enfrentamento da Covid-19

Com o objetivo de atualizar os conhecimentos dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente durante a pandemia, a Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg) lançou o curso “Orientações práticas sobre oxigenoterapia aos pacientes acometidos por Covid-19”.

A capacitação está disponível na plataforma de ensino a distância da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) https://educa.saude.go.gov.br/, na qual é possível ver vídeos orientativos, realizar leitura do material bibliográfico indicado e, no final, ter acesso a uma declaração.

As orientações práticas são um novo formato de educação permanente desenvolvido pela Sesg e têm como objetivo compartilhar as melhores práticas baseadas em evidências para os profissionais que atuam na linha de frente contra a Covid-19 em Goiás.

Os primeiros vídeos disponíveis na plataforma AVA da SES-GO foram gravados pelo gerente assistencial do Hospital de Enfrentamento de Covid-19 do Centro-Oeste Goiano, Matheus Micheleti Silva. Ele é fisioterapeuta intensivista e tem atuado na linha de frente desde o começo da pandemia.

Por meio de um vídeo curto, o profissional explica, de forma clara e objetiva, as indicações de oxigenoterapia no tratamento de pacientes acometidos por Covid-19.

Portaria
A nova ferramenta colaborativa foi instituída pela Portaria nº 1.520/2020 – SES e estabelece que os profissionais de saúde lotados na SES-GO que tiverem interesse em colaborar com orientação prática no enfrentamento à Covid-19 poderão produzir material didático, inclusive vídeos, a fim de ser usado na plataforma AVA da Sesg.

“Esta é mais uma maneira que encontramos de formar uma rede de apoio entre os profissionais de saúde que têm trabalhado de forma incansável nesta batalha tão difícil”, explica a superintendente da Sesg, Viviane Leonel Cassimiro.

Para ela, uma plataforma virtual que promova a troca de informações entre os profissionais de saúde na linha de frente gera mais eficiência ao trabalho do SUS. “Eles vão compartilhar práticas baseadas em evidências científicas, de acordo com sua formação e especialidade. Isso, do ponto de vista do Governo de Goiás, é uma forma de ganhar tempo e salvar vidas”.

Os interessados em produzir e compartilhar materiais didáticos para orientação prática quanto ao enfrentamento à Covid-19 devem entrar em contato com a Gerência de Projetos Educacionais e Ensino em Saúde da
Sesg por meio do e-mail gpes.escoladesaude@goias.gov.br .