O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha MDB), realizou live no Instagram para comenter sobre as ações de enfretamento a pandemia e mostrar dados que apontam a queda nos números da doença no município.O isolamento social intermitente por escalonamento regional, além da matriz de risco, colocaeam a cidade no cenário amarelo e próximo ao verde.
“O índice de transmissão da Covid diminuiu, estamos hoje abaixo de 1, com 0,88. Isso é fruto não só da testagem em massa, mas de todo trabalho da Secretaria de Saúde, das secretarias de fiscalização, mas também da participação da população que tem entendido a gravidade dessa nova cepa”, destacou o prefeito.
Gustavo também comentou da retomada responsável das atividades econômicas no município. “Retomamos algumas atividades, mas é importante tomar todos os cuidados sanitários”, disse o prefeito que completou com a informação do total de testes realizados em Aparecida. “Nossa estratégia, que é baseada em dados científicos e experiência de sucesso em outros países é a de testar, monitorar e cuidar. Ultrapassamos a marca de 250 mil testes RT PCR, totalizando quase 50% de todos os testes feitos em Goiás. Esse investimento é importante para identificarmos quem está doente, isolarmos e tratarmos essas pessoas”.
O prefeito destacou que a mudança do cenário de risco, que estabelece as restrições de funcionamento das atividades econômicas não essenciais, é realizado com base na Matriz de Risco. “Essa mudança de cenário se dá em relação a redução dos índices de contaminação e análise também do número de ocupação de leitos de UTI. E, claro, eu tenho defendido a volta das atividades econômicas com muita responsabilidade”, frisou Gustavo.
O prefeito também destacou, na oportunidade, o trabalho do Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 do município, responsável por deliberar sobre todos os protocolos de cuidado sanitário. “Vamos manter a responsabilidade que sempre tivemos. Eu sempre convalidei as decisões do Comitê, que analisa todas as questões necessárias, e nós vamos manter o planejamento estratégico que tivemos desde o início da pandemia, priorizando a vida dos aparecidenses”.
Em relação a vacinação, Gustavo reforçou que o município depende do Governo Federal e que continua dialogando com laboratórios para imunizar toda a população. “Continuamos trabalhando com aquilo que vem do governo federal e estamos buscando através com a Frente Nacional dos Prefeitos ou laboratórios a aquisição de vacinas. E, claro, se for colocado à disposição nós iremos fazer esse investimento”, pontuou ele finalizar a live para participar de mais uma reunião do Consórcio de perfeitos, o Conectar, do qual é vice-presidente, onde iriam deliberar sobre a possível compra de vacinas.