quinta-feira , 16 janeiro 2025
Sem categoria

(Vídeo) Eduardo Prado comanda resgate de animais em casa abandonada em Goiânia

A equipe de proteção e defesa animal do deputado estadual Delegado Eduardo Prado resgatou, nesta sexta-feira (23), três cães pit bulls, um gato e um peixe de aquário em uma casa abandonada no setor Jardim São José, em Goiânia, após denuncia dos moradores vizinhos.

Segundo informações dos denunciantes, os animais estavam trancados sozinhos há pelo menos três meses (outras denúncias já haviam sido feitas neste período para autoridades) e os vizinhos os alimentavam jogando comida e água por cima do muro.

O resgate dos animais foi feito em uma ação conjunta da equipe do deputado Eduardo Prado, da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), do Centro de Zoonozes de Goiânia, do Abrigo Recanto dos Pit Bulls e da ONG Miau Au Au.

Após o resgate os animais foram encaminhados ao Abrigo Recanto dos Pit Bulls, onde foram acompanhados por médicos veterinários e serão disponibilizados para adoção, após os devidos cuidados.

Crime

Além de abandonados, os animais também estavam em um local insalubre. Ainda segundo informações dos vizinhos, o dono fazia a comercialização dos animais. De acordo com a assessoria de Prado, o deputado requereu, da Dema, investigação para punir o autor – ainda não se sabe se é o proprietário do imóvel ou é alugado – por crime de maus-tratos aos animais, previsto no art. 32 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

Abril Laranja

Em 2020, foi sancionada em Goiás a Lei nº 20.898, que institui no Estado o Abril Laranja, dedicado à campanha de adoção e de prevenção à crueldade contra os animais. Essa campanha foi iniciada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (ASPCA, em inglês), para conscientizar e prevenir que os animais sofram maus-tratos.

O que diz a lei?

Quando a crueldade é cometida contra cães e gatos aumenta a penalidade de 2 a 5 anos e a possibilidade da prisão em flagrante e o crime passa a ser de reclusão, não mais de detenção. Incluído pela Lei nº 14.064, de 2020 (Lei Sansão)

Como denunciar?

A denúncia pode ser feita por meio de um Boletim de Ocorrência em qualquer delegacia de polícia e pelo Gabinete Virtual do Del Eduardo Prado 62-981083312

Assoista o resgaste:

https://www.instagram.com/tv/CODlfOAnUty/?igshid=1emot9aoz82mo