O governador Ronaldo Caiado (DEM) concedeu, na manhã desta quinta-feira, 29, entrevista coletiva para comentar a chegada da nova remessa de vacinas contra a Covid-19. Segundo o democrata, a expectativa, a partir da chegada desse novo lote, é de vacinar todos os goianos com idade até 60 anos.
Questionado sobre a possibilidade destinação de parte das doses aos professores, ele afirmou: “É uma defesa que faço, mas a matéria ainda não foi aprovada dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI). É algo que está em discussão. Já existem solicitações, não só de Goiás, mas de outros Estados também. Até o momento, o Ministério da Saúde se mantém rígido no sentido de que, após os 60 anos, as doses serão destinadas às pessoas com morbidades”, concluiu. aplicação de parte das doses.
Todas as unidades da AstraZeneca serão utilizadas para aplicação da primeira dose. As do lote de CoronaVac serão metade para primeira dose e a outra para reforço. afirmou Caiado em coletiva de imprensa. “Esperamos, com esta remessa, atingir 100% dos cidadãos com 60 anos de idade”, projetou.
“Pretendemos ampliar as vacinações em Goiás. Estamos agora, com este lote, com mais de 1,750 milhão doses já entregues e aplicadas em Goiás”, destacou Caiado. “A partir daí, vamos englobar pacientes com comorbidades, também por faixa etária, e lógico, com algumas patologias identificáveis, tais como Síndrome de Down, autismo e grávidas com comorbidades”, exemplificou o governador.
Também será possível avançar na vacinação das equipes da segurança pública e salvamento, das forças armadas e dos trabalhadores da saúde. De acordo com Caiado, a decisão quanto a qual grupo receberá estes imunizantes ficará a cargo da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa).
Imediatamente após conferência da quantidade do novo lote enviado pelo Ministério da Saúde, ainda na quinta-feira (29/04), a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) inicia a distribuição das vacinas a todas as 18 Regionais de Saúde, inclusive as mais distantes, em Posse e em Campos Belos. Em seguida os imunizantes serão repassados às prefeituras dos 246 municípios goianos, responsáveis pela execução da campanha em seus territórios, por meio de suas Secretarias Municipais de Saúde.