Uma das maiores indústrias de avicultura do Brasil, a São Salvador Alimentos (SSA), comandada pelo empresário goiano Zé Garrote, cotado para ser candidato do PSDB a governador de Goiás em 2022, faturou mais de R$ 2 bilhões no passado.
De acordo com o balanco da empresa, o faturamento bruto foi R$ 2,050 bilhões em 2020, aumento de 23,1% em relação ao de 2019, com aumento de 7% nas vendas de frango in natura para o mercado interno, de 23,7% de produtos processados e de 13,3% nas exportações. Em 2020, a SSA abateu aproximadamente 120 milhões de frangos de corte nas suas fábricas em Itaberaí e Nova Veneza. A produção total da empresa cresceu 10,4%, atingindo 239 mil toneladas no ano.
“Esse crescimento foi possível, principalmente, pela melhor produtividade na planta de Itaberaí e o início dos abates em Nova Veneza, bem como a crescente penetração de nossos produtos processados”, informa a empresa, dona das marcas SuperFrango e Boua. A inauguração da fábrica em Nova Veneza, em fevereiro de 2020, contribuiu muito para o aumento da produção e do faturamento da SSA no ano passado. A planta iniciou suas operações abatendo média de 26 mil aves/dia, mas terminou o ano com abate de 55 mil aves/dia, o que elevou a produção total da SSA em 9,3% no ano passado. A fábrica de Itaberaí processa praticamente 100% de sua capacidade e fechou o ano passado com média de abete de 402 mil aves/dia.
A inauguração da fábrica em Nova Veneza aconteceu praticamente quando o Brasil começava a viver a pandemia da Covid-19. Duas semanas depois de ter iniciado sua operação, o governo estadual decretou a suspensão das atividades econômicas em Goiás. “Manter a unidade em funcionamento nesse cenário foi o grande feito estratégico do nosso time para garantir, com as operações do complexo de Itaberaí e outros fatores favoráveis de mercado, os resultados positivos de 2020. A decisão só foi possível porque, assim que a OMS decretou a pandemia, definimos com agilidade os pilares estratégicos para tentar mitigar ao máximo os impactos”, afirma a empresa. Mas, ainda assim, a pandemia causou impactos para a SSA. Primeiro, a previsão inicial era encerrar 2020 com a unidade de Nova Veneza abatendo 80 mil aves/dia.
Investimentos
Além do investimento na nova fábrica em Nova Veneza (saiba mais aqui), a SSA também investiu no passado para ampliar os núcleos de recria (3 a mais, com 8 no total) e em unidades de produção de ovos férteis (4 a mais, totalizando 10). “Produzimos aproximadamente 10,5 milhões de ovos férteis por mês em nossas granjas (70%) e granjas em parceria avícola de integração dedicadas. O volume cobre 80% da quantidade necessária para o desenvolvimento de nossas atividades e o restante é adquirido de fornecedores terceirizados, o que nos permite comparar nossos custos de produção aos preços de aquisição”, ressalta a empresa.
Na sua sede em Itaberaí, a SSA possui instalações que lhe permite incubar 11,4 milhões de ovos por mês, atendendo às suas duas fábricas. Essa capacidade é ampliada em 4 milhões de ovos por mês por meio de parcerias. “Para 2021, planejamos avançar nas obras da ampliação e da instalação de novas máquinas no incubatório de Itaberaí, projeto que irá dobrar a capacidade de incubação nessa unidade”, informa a empresa. “O aumento estimado para nossos abates em 2021 vai exigir um reforço ainda maior na capacidade de armazenagem. Calculamos que o volume de estoque deverá superar o pico de 237 mil toneladas com o qual chegamos a trabalhar em 2020”, diz. A empresa tem projeto de migrar parte desse estoque para armazenagem própria.
A SSA atua também em parceria com 211 produtores, que detêm ao todo 811 aviários, localizados em um raio médio de 35 quilômetros de distância de suas fábricas, uma proximidade que proporciona importantes ganhos de escala e redução de custos logísticos. “Nossos parceiros integrados constroem seus aviários conforme nossas especificações técnicas e são remunerados de acordo com o nível de produtividade e os índices zootécnicos dos lotes fornecidos”, informa a empresa.
A SSA tem cerca de 25 mil clientes ativos por mês em oito Estados e no Distrito Federal, e exporta para 69 países da África, América Central, Ásia e Europa. Gera cerca de 5,5 mil empregos diretos e mais 1,6 mil terceirizados. (Com informações do site Empreender em Goiás).