Com doses no estoque, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) dá continuidade, neste sábado (8), a vacinação contra a covid-19 em pessoas com comorbidades seguindo o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A aplicação da primeira dose da vacina nesse público está sendo feita sem necessidade de agendamento prévio nos drive-thrus da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela, no setor Solar Central Park, e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança, 8h às 17h. Nos dias de semana, a aplicação é das 8h às 18h. O drive para segunda dose no Aparecida Shopping também estará funcionando neste sábado, das 8h às 17h.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, a imunização ocorrerá mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida, que pode ser acessado pelo site da Prefeitura: www.aparecida.go.gov.br. As vagas estarão disponíveis na plataforma a partir de segunda-feira, 10. A vacinação nos drives é prioritária para os grupos de comorbidades. Idosos acima de 60 anos e Profissionais de saúde precisam agendar atendimento nas UBSs.
Nessa primeira etapa da fase das comorbidades, serão contempladas:
– Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos;
– Portadores de doença renal crônica em terapia de substituição renal (Diálise) acima de 18 anos;
– Gestantes e Puérperas acima de 18 anos com comorbidades;
– Pessoas com comorbidades de 55 e 59 anos;
– Portadores de deficiência permanente cadastrados no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos de idade.
Laudo médico
A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, informa que para comprovar qualquer uma das comorbidades previstas nessa etapa e ter acesso à vacina é indispensável a apresentação de laudo médico. A SMS criou um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para atestar as comorbidades (veja link abaixo). “Esse documento é para facilitar, no entanto, qualquer laudo médico simples também será aceito para validar a vacinação, desde que emitido há no máximo um ano e conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo. Receitas não serão aceitas”.
A coordenadora informa que para facilitar o acesso à vacina para aquelas pessoas do grupo prioritário de comorbidades, os formulários estarão impressos nas 40 Unidades Básicas de Saúde do município, podendo ser preenchido pelos médicos das unidades após consulta e avaliação. “O laudo médico é simples, precisando conter qual a comorbidade do paciente, nome completo e ser carimbado e assinado pelo médico. É importante que todos tragam todos os documentos necessários. No caso de pessoas com deficiência, são aceitos os cartões de cadastro ou carteira de identificação da comorbidade. Para quem não tem esses documentos, é preciso trazer laudo comprobatório”, disse a coordenadora.