O secretário de Educação de Goiânia, Wellington Bessa, anunciou nesta segunda-feira (10/5), em live transmitida pelas redes sociais da Prefeitura de Goiânia, a implantação de um programa de assistência oftalmológica para os alunos da rede de ensino do município.
O projeto prevê a realização de exames de acuidade visual, consultas e exames oftalmológicos, visando a prevenção à baixa visão e à promoção de hábitos saudáveis voltados para a educação. “Já estamos acertando os últimos detalhes para a implantação do projeto. Queremos cuidar da saúde oftalmológica das nossas crianças, pois sabemos que esse detalhe faz uma grande diferença no aprendizado dos educandos”, destacou Bessa.
Ainda durante a live, o titular da SME lembrou que o programa seguirá o mesmo padrão de qualidade de outros que envolvem a saúde dos alunos da rede. “Vamos avaliar aluno por aluno e verificar, através de exames e de consultas médicas, se existem educandos com problemas ou deficiência visual”, avaliou Bessa.
Quem também participou da live e reforçou o compromisso social da atual gestão foi a primeira-dama da capital, Thelma Cruz. Ela destacou que estará presente no projeto para ajudar em todas as ações. “Essa preocupação e esse olhar faz toda diferença, as vezes ela fica prejudicada por alguma falha na visão que poderia ser resolvido com um simples exame e tratamento”, lembrou.
Saúde dos olhos
Dados do Ministério da Saúde estimam que 30% das crianças em idade escolar apresentam alguma deficiência oftalmológica (erros de refração, ambliopia, conjuntivite, estrabismo, sequela de acidente ocular, malformação congênita etc.)