Um dos patrimônios mais icônicos dos aparecidenses, o Santuário Nossa Senhora Aparecida será restaurado pela Prefeitura de Aparecida e reinaugurado até o dia 11 de maio de 1922, quando a cidade completará 100 anos de fundação. A ordem de serviço para execução da obra foi assinada nesta terça (11), pelo prefeito Gustavo Mendanha, durante missa campal realizada na igreja para celebrar o aniversário de 99 anos de Aparecida. A cerimônia foi celebrada pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz.
Na solenidade, o prefeito Gustavo Mendanha lembrou que “Aparecida nasceu no âmbito da religiosidade”, em 1922, quando os fundadores do município celebraram a primeira missa, em frente a Cruz de Aroeira da Igreja Matriz. A cruz permanece até hoje no mesmo local, preservando a história de Aparecida.
Gustavo disse que a reforma do templo, que todo ano faz aniversário também em 11 de maio, é uma forma do município valorizar e enaltecer sua própria trajetória ao longo deste quase consumado centenário.
Em homenagem ao início das comemorações dos 100 anos, o prefeito presenteou Dom Washington com um quadro e uma camiseta com o selo do centenário, e uma réplica do monumento “Eu Amo Aparecida”, que serão utilizados na comemoração dessa importante data. Na sequência, Gustavo prestigiou a inauguração do Memorial do Centenário, que possui um acervo de itens históricos do santuário e da cidade. Na cerimônia foram respeitados os protocolos de segurança, evitando aglomerações.