I – projetos interdisciplinares em atenção à proposta pedagógica de suas respectivas escolas de conscientização e motivação dos estudantes em relação ao papel social e à importância da escola;
II – palestras e debates sobre evasão e abandono escolar;
III – mobilizações e ações de caráter educativo em parceria com a comunidade escolar, sociedade civil organizada e instituições dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário;
IV – criação de grupos voluntários de monitoramento e apoio de alunos em risco de abandono.
Lêda Borges explica que embora medidas emergenciais, como a suspensão das aulas presenciais na rede pública de ensino, sejam indispensáveis ao combate da disseminação do novo coronavírus, pesquisas mostram que haverá múltiplos impactos nos alunos, como o maior risco de abandono e evasão escolar.
“O abandono escolar é um problema atual, que aumentou o seu número depois dos decretos estaduais, que dispõem sobre medidas de enfrentamento da propagação decorrente da pandemia da covid-19. Muitas crianças e adolescentes abandonaram as escolas depois que passaram a assistir aulas online, por problemas que vão desde a falta de acesso à internet, computador e dificuldades de aprendizagem” justificou a parlamentar.