terça-feira , 24 dezembro 2024
Sem categoria

Goiânia já ultrapassou a marca de meio milhão de pessoas vacinadas

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ultrapassou meio milhão de pessoas vacinadas na capital. Os dados mostram que, até a manhã desta terça-feira (18/05), 546.225 foram vacinados contra a Covid-19. Deste total, 345.392 tomaram a primeira dose e 200.833 a segunda. No último sábado (15/05), o Executivo realizou o Dia D de Vacinação, com a participação de 43 postos de saúde em todas as regiões da cidade e estrutura para atender até 25 mil no dia.

Para o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, os números demonstram a dedicação e o compromisso da administração e da equipe de saúde. “É uma alegria muito grande chegar à marca dos mais de 546 mil vacinados. Temos uma equipe muito dedicada e que está imbuída a fazer o melhor dentro de nossas possibilidades. Assim seguiremos até vacinarmos cada cidadão e cada cidadã goianiense”, afirma o prefeito.

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 segue programação com a aplicação da primeira dose em pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, profissionais de saúde e idosos com 60 anos que ainda não foram vacinados.

Já a segunda dose da vacina AstraZeneca está sendo aplicada em profissionais de saúde que, por algum motivo, tiveram atraso no reforço da vacina. Também segue o reforço da Coronavac para pessoas com 62 e 63 anos.

Pessoas com comorbidades
A campanha para pessoas com comorbidades continua em 13 unidades de saúde e seis escolas municipais. Enquadram-se nesta fase:

· Pessoas com Síndrome de Down, de 18 anos a 59 anos;
· Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), de 18 a 59 anos;
. Gestantes e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos, desde que apresentando documentação que comprove a gestação, além de relatório médico comprovando a comorbidade. Necessário agendar pelo App Prefeitura 24 horas;
· Pessoas com comorbidades, de 18 a 59 anos;
· Pessoas com Deficiência Permanentes cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 18 a 59 anos.

Pessoas com comorbidades devem apresentar um destes documentos: laudo médico com a indicação da comorbidade; formulário disponível no site da prefeitura, carimbado e assinado pelo médico; prescrição médica da vacinação com indicação da comorbidade ou relatório da equipe de atenção primária com a cópia do prontuário do paciente.

Gestantes ou puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) precisam apresentar cópia e original de relatório médico ou prescrição médica da vacina com a indicação da comorbidade.