Por meio do projeto de lei, o deputado estadual Rubens Marques (Pros) defende a inclusão dos conselheiros tutelares de Goiás no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19. Na justificativa da matéria, o parlamentar afirma ser necessária a priorização desses profissionais no plano de imunização devido ao atual cenário da pandemia no estado.
Na propositura, Rubens Marques destaca que Goiás conta, atualmente, com 1.892 profissionais em atuação, e que o trabalho realizado por eles não foi suspenso durante os intervalos de isolamento social decretados pelo Estado. “Na realidade, houve um aumento de 25% das atividades nesse período. Já houve casos de conselheiros internados em estado grave e a perda de uma conselheira”, lamentou.
O parlamentar destacou, ainda, na justificativa do projeto, que a inclusão dos conselheiros tutelares no grupo prioritário de vacinação é necessária pelo motivo de que eles permanecem em contato com a população. “Por estarem em contato direto com as famílias, crianças e adolescentes, é necessário que a categoria seja imunizada, o quanto antes, para que possam desenvolver suas atividades com maior segurança”, pontuou.
A propositura, que iniciou tramitação na Assembleia Legislativa em maio desse ano, aguarda a conclusão do relatório do deputado Vinícius Cirqueira (Pros) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Se o relator entender que a proposição é constitucional e tem viabilidade de ser colocada em prática, manifestará parecer favorável a ela. O colegiado precisará dar seu aval positivo para que a proposta esteja apta a seguir para duas fases de deliberação do Plenário da Alego.