segunda-feira , 25 novembro 2024
Sem categoria

Prefeitura de Anápolis fecha parceria com programa de capacitação para jovens em situação de vulnerabilidade

Capacitar os jovens em situação de vulnerabilidade social para abrirem seu próprio negócio é o objetivo da Prefeitura de Anápolis em parceria com o programa Juventude Empreendedora, que está na segunda edição. Com aulas gratuitas e, de forma online, a iniciativa é para que jovens entre 17 e 29 anos criem seu próprio empreendimento e, consequentemente, aumentem a fonte de renda. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 24 pelo site. As aulas serão realizadas entre os dias 24 e 28 de maio, das 19h às 22h.

O programa é dividido em 11 etapas e envolve finanças, comunicação online e off-line, gestão de pessoas, redes de relacionamentos, marketing e vendas. A plataforma de ensino aplica a metodologia “by necessity” – desenvolvida pelo Instituto Besouro -, que trabalha o empreendedorismo a partir da vivência do aluno. O método aborda o modelo tradicional de planos de negócios direta e indiretamente no Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

“É uma alegria muito grande essa parceria com o programa Juventude Empreendedora. Dar a oportunidade para o jovem em situação de vulnerabilidade empreender é possibilitar um futuro promissor e garantir um futuro melhor para todos”, destaca a primeira-dama, Vivian Naves.

Apesar das aulas serem ao vivo e online, elas ficam gravadas e disponíveis para os alunos assistirem a qualquer momento. O jovem receberá um certificado ao final do curso com a entrega do plano de negócios. Os 50 melhores serão escolhidos e seus autores receberão uma consultoria gratuita da Besouro por 90 dias, além de ganharem sua própria logomarca. Destes, três serão selecionados para receberem uma premiação em Brasília.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio, Trabalho, Emprego e Renda, Marcos Abrão, a parceria vem ao encontro com a política de qualificação profissional implementada pela Prefeitura de Anápolis. “Oferecemos cursos gratuitos através do Espaço da Oportunidade, e a parceria com o programa Juventude Empreendedora é fundamental para conhecermos as novas formas de capacitação profissional a nível nacional, especialmente quando se trata de jovens empreendedores”, disse o secretário.

“Incentivar ações empreendedoras com adolescentes e jovens é uma forma de expandir o horizonte informacional e fomentar o futuro e o desenvolvimento econômico do país”, afirma a diretora de Trabalho, Emprego e Renda, Flávia Xavier.

Juventude Empreendedora
O programa é idealizado pelo Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) e a Besouro Agência de Fomento Social. Já impactou mais de 10 mil jovens no Brasil, em mais de mil cidades de todos os Estados e Distrito Federal, oito países e mais de 100 mil famílias.