domingo , 28 abril 2024
Sem categoria

UEG e Prefeitura de Anápolis articulam parceria

Uma reunião na manhã de sexta-feira, 28, no Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (CEITec), discutiu mais uma parceria entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Prefeitura de Anápolis. O reitor Valter Gomes Campos, acompanhado pelo diretor do Instituto de Ciências Tecnológicas e coordenador do Laboratório de Tecnologia e Sistemas, Produção e Logística da UEG (Teclog), Cláudio Stacheira; pelo diretor de Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas da UEG, Rodrigo Messias de Souza; e pelo vereador Alex Martins, discutiu as possibilidades de parcerias com o secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Marcos Abrão.

Durante o encontro, foi apresentada a estrutura do Laboratório de Tecnologia e Sistemas, Produção e Logística (Teclog) da UEG e também a prospecção de algumas parcerias com a Prefeitura de Anápolis a partir do Teclog e de outras iniciativas.

O projeto prevê que a UEG realize uma pesquisa sobre o perfil do setor produtivo em Anápolis e, a partir dessa pesquisa, também trabalhe na realização de um evento municipal para mobilizar o ecossistema de empreendedorismo e inovação. Também foi discutida a possibilidade da criação conjunta de um marco regulatório municipal para inovação e empreendedorismo, ciência e tecnologia e também a possibilidade de a UEG fazer cursos de qualificação das startups que a Prefeitura está trazendo para o CEITec.

O próximo passo é a realização de um acordo de cooperação técnica entre a UEG e a Prefeitura, envolvendo cursos da área de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, principalmente Sistemas de Informação, Administração, Ciências Contábeis e Economia. Também estão previstas ações nas áreas de Ciências Biológicas, porque há um interesse que a UEG apoie a Prefeitura na catalogação de espécies existentes no Parque Ipiranga e no Parque das Águas.

Para o reitor Valter Gomes, a reunião foi um marco histórico nas relações entre a UEG e o Município de Anápolis, pois terá como fruto o estabelecimento de um termo de cooperação técnica que será muito importante para orientar ações de pesquisa, cursos, iniciativas da Universidade junto ao setor produtivo e ao ecossistema de empreendedorismo e inovação. “Iniciativas como essas são extremamente importantes porque permitirão que nossos alunos e professores pesquisadores se envolvam com as demandas da nossa sociedade e que contribuam com esse processo de capacitação, empregabilidade e distribuição de renda”, ressaltou. O reitor disse ainda que a expectativa desse termo de cooperação técnica é muito positiva, pois terá grande importância tanto para a UEG, quanto para a Prefeitura de Anápolis e para a sociedade anapolina.