sábado , 6 junho 2026
Goiás

Vitória da OAB-GO: Justiça de novo suspende limite de horário de funcionamento de escritórios de advocacia

Sede da OAB-GO

Em resposta a um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO), a juíza Nathália Bueno, 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal de Goiânia, suspendeu a determinação do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) de impor limites de horário ao funcionamento de escritórios de advocacia da Capital.

No mais recente decreto (3.109/21), a prefeitura estipulou que os escritórios só poderiam funcionar das 12 às 20 horas. O texto está no artigo 10-A. Para a OAB-GO, esta resolução é ilegítima porque os atos processuais, como as audiência de primeiro grau de jurisdição e as sessões de julgamento do Tribunal de Justiça, não seguem a lógica de turno único que o prefeito impôs. 

“Além disso, o decreto não considerou que a Justiça do Trabalho tem horário de atendimento ao público diverso do estabelecido no decreto, pois compreende o interregno das 08 horas às 16 horas”, argumentou a ação civil pública protocolada pela seccional goiana da OAB-GO. 

A juíza Nathália Bueno disse, no deferimento da liminar, que “de fato, alguns atos processuais no âmbito do Tribunal de Justiça são praticados no período da manhã e o mesmo ocorre em relação à Justiça do Trabalho, inexistindo razoabilidade e proporcionalidade em restringir-se o funcionamento dos escritórios de advocacia ao período vespertino quando é essencial que os advogados se façam presentes em sessões virtuais que ocorrem no período matutino”.

E ao final deferiu a liminar para assegurar aos “(…) advogados e sociedades de advocacia do Município de Goiânia o pleno funcionamento dos escritórios de advocacia situados no Município de Goiânia, independentemente da restrição estabelecida no art. 10-A, §1o-B, inciso I do Decreto Municipal no 3.109 de 28 de maio de 2021”. 

Artigos relacionados

Goiás

Ônibus com jogadores da categoria de base sofre acidente em rodovia de Goiás

Acidente Um ônibus que levava uma equipe de futebol de base do...

Goiás

Soldado do Exército morre após carro capotar na GO-430, em Goiás

Trânsito Um soldado do Exército Brasileiro morreu após um acidente na GO-430,...

Goiás

Colisão envolvendo van da Saúde de Água Fria deixa três mortos na GO-230

Acidente Um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (2), na...

Goiás

GO: Homem que matou namorada após crise de ciúmes morre durante confronto

Bela Vista de Goiás O homem que matou a namorada a facadas...