O deputado Delegado Eduardo Prado (DC) propõe que se torne obrigatória a presença de cirurgião dentista na equipe multiprofissional das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) em unidades de saúde do estado de Goiás. Para tanto, apresentou a esta Casa projeto de lei protocolado como processo de nº 5518/21.
De acordo com o parlamentar, apesar da importância dos cuidados com higiene oral em pacientes internados em UTls e UCls, estudos e revisões sistemáticas mostram que esta prática ainda é deficitária. Segundo ele, levantamentos apontam que há interferência considerável na evolução do quadro do paciente, em decorrência da precária condição de higiene oral. “Sendo assim, faz-se necessária a manutenção da saúde bucal, além de maior integração da equipe multiprofissional, visando o tratamento global dos pacientes, a prevenção de doenças e maior humanização do tratamento dos pacientes internados em UTI”, afirma Prado em suas justificativas.
O deputado cita a Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo a qual a saúde bucal faz parte da saúde geral do indivíduo, de modo a promover pleno bem-estar físico, social e mental. Ele ressalta ainda que a UTI e a UCI representam áreas críticas destinadas à internação de pacientes graves (UTI) e de pacientes com risco de agravo ou em recuperação de quadros de gravidade (UCI) que requerem atenção profissional especializada de forma contínua, materiais específicos e tecnologias necessárias ao diagnóstico, à monitorização e à terapia.