segunda-feira , 23 dezembro 2024
Sem categoria

Em Brasília, Lincoln se reúne com ministro da Ciência para discutir produção de IFA e kits de intubação

O vice-governador Lincoln Tejota se reúne nesta quarta-feira (9), em Brasília, com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, para tratar de alternativas à importação de kits de intubação e Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), fundamentais no enfrentamento à pandemia de Covid-19 e na produção de imunizantes. Representantes do setor farmacêutico, entre outros parceiros, também participarão do encontro.

Hoje, o Brasil depende, sobretudo, de países como China e Índia para adquirir esses produtos o que, em alguns momentos, gera atrasos na produção de vacinas ou insegurança na continuidade da assistência médica.

“Nós queremos discutir alternativas. Nosso país é enorme, tem uma economia pujante e tem condições de dar um salto nesse setor. Goiás está pronto para contribuir. Somos o segundo maior polo farmacêutico da América Latina e, com certeza, temos expertise para auxiliar na solução dessas demandas”, destacou o vice-governador.

Tejota lembra ainda que o Estado possui a Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) e que o governador Ronaldo Caiado já anunciou que pretende inserir a estatal em um outro patamar de produtividade. “A Iquego estava sucateada, mas nós resgatamos o compromisso e o objetivo para o qual ela foi criada. No ano passado, já produzimos álcool em gel lá e agora planejamos novas ações para a empresa”, salientou.

Segundo o vice-governador, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) também possui potencial para a formação e disseminação de conhecimento científico e tecnológico. “Temos bons profissionais, instituições para pesquisa e uma localização geográfica estratégica. Mais de 20% da produção nacional de medicamentos sai do nosso estado. Temos tudo para fazer de Goiás um protagonista nesse momento da história e o Governo de Goiás vai trabalhar naquilo que for preciso para prestarmos a nossa contribuição”, concluiu.