199 mil doses de vacinas da AstraZeneca chegam em Goiás na próxima quinta-feira (10) todas destinadas à cobertura referente à primeira dose. “Com isso, Goiânia chega, com tranquilidade, à faixa etária de pessoas com 50 anos de idade e sem comorbidades, uma alavancada na vacinação muito importante em Goiás”, afirmou o governador Ronaldo Caiado na manhã desta terça-feira (08) em entrevista à rádio CBN Goiânia.
Durante a entrevista ele abordou ainda o legado que o trabalho executado pelo Governo de Goiás durante a pandemia de Covid-19 deixará para o Estado no sentido de suporte à saúde pública de uma maneira geral. “São 3200 novos leitos, de enfermaria e UTIs e 21 cidades com estruturas hospitalares que incluem leitos de UTIs e Policlínicas espalhadas por todo o Estado” pontuou o governador.
Dessa maneira, segundo Caiado, todo um suporte em saúde pública poderá ser prestado com muito mais qualidade à população goiana não apenas na capital, mas nas cidades mais distantes de Goiânia como Cavalcante, Mambaí e Anhanguera, evitando assim o transporte e o deslocamento do paciente, bem como a demora no processo de regulação desses pacientes, que muitas vezes não podem esperar.
Ainda segundo Caiado, doenças como AVCs, infartos e casos de acidentes graves, por exemplo, poderão ser tratados nesses hospitais do interior cuja estrutura, bem como a estrutura das Policlínicas, não perdem em nada para os melhores hospitais da rede particular do país. “Trata-se de um legado ímpar para Goiás”, disse ele. As Policlínicas também oferecem, segundo o governador, tratamento continuado para quem tem doenças crônicas.
Caiado também citou a carreta, estruturada com consultório médico e suporte para exames, que percorre os municípios goianos oferecendo gratuitamente consultas e exames ginecológicos e de prevenção às mulheres.
O governador Ronaldo Caiado ainda falou sobre a entrega de medicamentos de alto custo pela cidade de Posse já a partir da próxima semana e afirmou que muito em breve, esses medicamentos também serão distribuídos pelas cidades de Quirinópolis, Formosa, Goiás e São Luís de Montes Belos.
O secretário da Saúde, Ismael Alexandrino, também presente aos estúdios da CBN Goiânia, complementou a fala do governador acrescentando que, a regionalização da saúde em Goiás não apenas atende à uma necessidade urgente da população como também amplia o mercado de trabalho para os médicos em todo o Estado.