O serviço realizado pela BRK Ambiental, subdelegada da SANEAGO para prestar serviços de saneamento em Aparecida de Goiânia, voltou a ser pauta durante sessão ordinária desta quinta-feira, 10. Após o vereador Orlanes Maranhão levantar o assunto, ao reclamar do descarte de resíduos em sua região, o vereador Fábio Ideal, que é Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, também reclamou da dificuldade de ter retorno da BRK para demandas urgentes, mas garantiu que a comissão procurará solução ao problema junto ao Secretário Municipal de Meio Ambiente.
O Presidente da Câmara, vereador André Fortaleza, sugeriu marcar audiência na Saneago para tratar do assunto, pois, segundo ele, os problemas, em sua maioria, remetem a questões contratuais.
Entretanto, o vereador Gilsão Meu Povo falou que as obras não estão sendo feitas como deveriam, que a estrutura usada não funciona, uma vez que os vereadores rotineiramente reclamam da capacidade dos canos utilizados no esgotamento da cidade.
“Se tiver que mudar o contrato, que mude”, cobrou Gilsão. Apesar de se colocar a favor de convocar novamente a BRK, o vereador Gleison Flávio lembrou que já foram convocados algumas vezes e o problema não foi resolvido.
Em seguida, o vereador Isaac Martins, que, costumeiramente traz ao debate críticas aos serviços da BRK, apontou que a questão só será resolvida se incluírem também, em uma possível audiência, o Governo Estadual.
O vereador propôs que seja feito um documento, assinado por todos vereadores, solicitando reunião com o Governador para tratar sobre o esgotamento na cidade.
Segundo o parlamentar, a situação só será resolvida de fato, e não paliativamente, se o Governador rever o contrato que o estado possui com a prestadora.
O Presidente André Fortaleza afirmou que atenderá a demanda e providenciará um pedido de reunião com o Governo Estadual.
Os vereadores, em sua maioria, cobram a presença de representantes da empresa para darem maiores explicações.