O secretário-geral da seccional goiana da OAB, Jacó Coelho, participou da live de lançamento da live de lançamento da candidatura de Rafael Lara Martins à presidência da OAB-GO e resumiu os avanços da gestão do presidente Lúcio Flávio de Paiva (que apoia Rafael) em cinco tópicos: pagamento da dívida herdada de R$ 23 milhões; recuperação da imagem institucional da OAB-GO; incremento de eficiência na gestão; informatização; e reforma da estrutura física da Ordem.
Confira abaixo o resumo do que disse Jacó Coelho a respeito de cada um dos tópicos:
DÍVIDA
“A OAB-GO estava em situação de insolvência, com uma dívida herdada de mais de R$ 23 milhões, quando começou a atual gestão. 60% da receita estava comprometida com pessoal. Dezenas de títulos protestados. A OAB-GO não tinha crédito. Devia ao INSS e a fornecedores. As subseções não recebiam repasses mensais e regulares. Hoje, a OAB-GO está em equilíbrio. Desde 2016, todas as subseções recebem em dia”.
RECUPERAÇÃO DA IMAGEM
“Antes de a atual gestão começar, a OAB-GO estava claramente submetida a aparelhamento de grupos políticos. Hoje, a instituição tem condições morais de cobrar e de ser a voz da democracia. A seccional voltou a ser respeitada. Graças à relação republicana que estabeleceu com o governo estadual, garantiu o recebimento regular dos honorários da advocacia dativa”.
EFICIÊNCIA
“Mudamos a forma de gerir a OAB. Contratamos consultorias especializadas e reduzimos gastos com pessoal. Embora o número de advogados inscritos tenha aumentado em dois terços, os gastos com pessoal caíram um terço. Sobrou mais dinheiro para investimentos. Isso é eficiência”.
INFORMATIZAÇÃO
“A OAB-GO estava na era analógica. Os processos eram físicos, gastava-se muito por causa desse atraso. Havia até motoboys para levar processos para escritórios dos conselheiros. Hoje temos processo eletrônico. Portal da Transparência. Sessões realizadas em formato virtual. Balcão de atendimento virtual e atendimento por WhatsApp. Em breve, lançaremos o aplicativo da OAB-GO. Tudo isso nos colocou na vanguarda entre as seccionais”.
REFORMA FÍSICA
“Em 2016, todos os prédios das subseções, da seccional, da ESA (Escola Superior de Advocacia), salas da OAB em todo o Estado – salvo algumas exceções – estavam em péssimo estado. Atualmente, 167 salas da OAB em Goiás estão reformadas. Em breve, será entregue a primeira etapa da reforma da ESA. Oito sedes e subseções estão tendo as primeiras etapas concluídas. Entregaremos as reformas de Jataí, Goianésia, Formosa e Catalão”.