A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), por meio da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg), lançou nessa terça-feira, 15, o projeto Compartilhar Conhecimento Salva Vidas. A iniciativa surgiu da necessidade de estimular os profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 em Goiás a compartilharem as melhores práticas baseadas em evidências utilizadas durante o atendimento aos pacientes com o coronavírus.
A ferramenta colaborativa foi instituída pela Portaria nº 1520/2020 – SES. O profissional de saúde interessado pode compartilhar orientações práticas para o enfrentamento à Covid-19, experiências exitosas do seu local de trabalho, protocolos baseados em evidências científicas, ações de educação permanente e ações de educação em saúde.
Para que isso ocorra sem interferir na rotina dos trabalhadores que atuam nas unidades da SES-GO, a Sesg oferece sua plataforma virtual de aprendizagem, no endereço www.educa.saude.go.gov.br, para hospedar os conteúdos produzidos.
Além de incentivar a atualização dos profissionais de saúde que atuam no SUS, o principal objetivo do projeto é salvar vidas por meio da troca de conhecimentos. “Muitas práticas e experiências inovadoras na saúde acontecem no Estado de Goiás, não apenas no enfrentamento à Covid-19, mas em várias outras áreas. O compartilhamento dessas experiências favorece o atendimento de qualidade e de excelência ao usuário do SUS”, explica a superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Viviane Leonel Cassimiro.
A Sesg tem como missão promover a educação permanente em saúde com foco no fortalecimento do SUS e na melhoria da qualidade de vida da população. Diante do compromisso com a educação emancipadora e transformadora, já formou e/ou capacitou 21.240 atores do SUS.