De autoria do deputado estadual Rubens Marques (PROS), o projeto de lei que institui em Goiás uma Política de Proteção e Conservação das Nascentes foi aprovado em votação definitiva na tarde desta terça-feira (22) durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Goiás.
O projeto garante a identificação, catalogação e preservação das nascentes de água do Estado. Se for sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), a lei vai instituir também o monitoramento das nascentes pelos órgãos competentes da administração estadual para que haja recuperação e a conservação dos mananciais em Goiás.
Rubens comemora a aprovação definitiva da matéria pela Assembleia e defende a importância da lei para as futuras gerações. “Temos passado, com agravamento ano após ano, uma crise hídrica não só no país, mas também em Goiás. Várias cidades da Região Metropolitana de Goiânia e também do Vale do Araguaia sofrem com a seca durante os meses de julho a novembro. E isso só tem piorado. O desmatamento tem piorado muito a situação. Só uma fiscalização pertinente e a conscientização dos donos de propriedades em que nascem a maioria dos rios no nosso Estado poderá salvar a água para a nossa e futuras gerações”, explica
O projeto segue agora para a avaliação do governo de Goiás. Após sanção do governador, o programa começará a ser colocado em prática pelos órgãos ambientais em todo o território goiano.