O pré-candidato a presidente da OAB-GO Rafael Lara Martins demonstrou força em visita a Rio Verde e reuniu mais de 100 advogados que apoiam o seu projeto. O grupo mostrou que o presidente da subseção, Alessandro Gil, é muito menor do que faz parecer e fará campanha com dificuldade para o também pré-candidato Rodolfo Otávio Mota, atual presidente da Casag.
Este grupo se movimenta nos bastidores e está determinado a tirar Gil do comando da subseção, conforme apurou a reportagem. Além de serem maioria do ponto de vista numérico, também são mais articulados.
Rafael Lara é o pré-candidato que tem apoio do atual presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva. O conselheiro seccional Rildo Mourão, que representa Rio Verde na seccional, afirma que a atual gestão recuperou a autoestima da advocacia goiana e aproximou mais o trabalho da seccional e das subseções.
“As obras melhoraram muito a atuação do advogado goiano, e especificamente de Rio Verde. Aqui foram investidos recursos nas reformas das salas Justiça Federal, do Trabalho e Comum. Foi construída uma das melhores sedes de subseções, além da presença marcante da ESA, com cursos para o crescimento profissional. O sistema OAB esteve verdadeiramente presente nas subseções”, afirma Mourão.
Para o conselheiro, Rafael Lara também comprovou ser um bom gestor como conselheiro seccional, federal e diretor-geral da ESA. “Além de muito inteligente, é trabalhador e busca inovações para sua gestão. Vejo um diferencial que vai melhorar a advocacia, vai dar continuidade e inovar, mantendo o que está bom e melhorando o que é preciso. É a pessoa certa, no momento e no lugar certo”, disse.
A conselheira seccional Joice da Mota também acredita que Lara possui as atribuições necessárias para continuar com o compromisso com a advocacia. “É o compromisso de valorização, de não se desvincular, de união, crescimento conjunto, olhando todos os advogados. Acredito no perfil dele para esses desafios.”
A advogada rioverdense Célia Mendes também apoia a pré-candidatura de Rafael Lara por ser um grande gestor e pelo trabalho exemplar realizado na ESA. “É um advogado militante, como eu. No patamar em que nós estamos tem que existir um trabalho conjunto para fortalecer a advocacia, para dar continuidade ao que o presidente Lúcio Flávio fez ao revolucionar a OAB-GO”, afirma.
O advogado Gilson César Rodrigues considera que atual gestão teve muita inteligência, espírito de grupo, decisões fortes, pontuais e estratégicas, para conseguir dar um novo norte à OAB-GO e que Rafael Lara foi um gestor de destaque no grupo. “Precisamos de representatividade na advocacia, as conquistas e necessidades são ligadas às subjetividade do advogado, que é a sustentabilidade, a representatividade, a probabilidade desse advogado conseguir ter receita da sua profissão e Rafael Lara é o nome mais preparado para atender essas necessidades”, encerrou.