segunda-feira , 25 novembro 2024
Sem categoria

Em Café com a Advocacia Previdenciária, Rafael Lara defende diálogo com os poderes e autonomia da OAB

A Casa do Compromisso recebeu na última sexta-feira, 25, cerca de 70 advogados e advogadas para discutir assuntos ligados à área do direito previdenciária com o pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) Rafael Lara. Na oportunidade, Lara esclareceu que o movimento Compromisso com a Advocacia defende maior diálogo com as instituições de poder sem, no entanto, perder a autonomia da Ordem.

“Teremos uma OAB equidistante dos poderes, da Justiça Federal, do INSS e dos demais poderes instituídos, sejam eles municipais ou estaduais. Nem tão próximo que nos limite e nem tão longe que nos falte diálogo. Porque a OAB não pode ser trincheira de ataque nem de defesa de quem quer que seja. Porque esse é o nosso compromisso com a advocacia”, disse o pré-candidato aos presentes.

A presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-GO, Ana Carollina Ribeiro, defende que a instituição deve continuar empenhada na valorização dos advogados previdenciaristas. “Nós estamos construindo isso a cada dia, mas acho que ainda temos muito a avançar. E o Rafael Lara, além de ser diretor da ESA, tem em foco um dos principais pilares da advocacia previdenciária, que é a capacitação profissional. Eu tenho certeza de que ele vai continuar com essa ideia e vai contribuir para que possamos, realmente, conquistar uma atuação mais digna da classe, sem as interferências do judiciário e com uma advocacia digital e inclusiva”, disse Ribeiro, ao declarar apoio à pré-candidatura de Lara.

Para o coordenador da Subcomissão de Estudos da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-GO, Thiago Linhares, Rafael Lara já conquistou a advocacia previdenciária com a defesa do diálogo e do estreitamento de laços com as instituições para resolver problemas históricos. “Essa é uma cultura já implantada e seguida pela atual gestão e o Rafael demonstra que quer reforçar esses laços”, completou Linhares, destacando em seguida conquistas recentes da OAB-GO, como a realização de atendimentos e procedimentos virtuais e o diálogo com o INSS, que, segundo ele, favorecem a advocacia previdenciária e diminuem a duração de processos.

Amelina Prado, secretária-geral da Comissão de Direito Previdenciário da seccional goiana, evidenciou o cuidado que a categoria precisa ter na hora de definir o voto para presidência do órgão e disse ter consciência de que Rafael Lara é a pessoa certa para a substituição do cargo. “Tenho certeza de ele vai gerir com muita eficiência, pois é uma pessoa dinâmica e um grande gestor, como vemos pelo seu trabalho na ESA. E ele é o pré-candidato mais capaz, também, de dar continuidade às inovações da brilhante gestão de Lúcio Flávio”, declarou confiante a secretária-geral.

A advogada previdenciarista Suellen Oliveira de Sousa esteve presente e também declarou seu apoio à pré-candidatura de Rafael Lara. Para ela, as competências do advogado são claras e reconhecidas por toda a classe e o elevam ao patamar de pré-candidato mais bem preparado para o cargo. “O Rafael é um advogado trabalhista atuante e tem realizado um trabalho relevante na diretoria da ESA seguindo aquilo que ele acredita, que é a capacitação do advogado. Nós sabemos que os cursos para previdenciaristas na OAB são muito interessantes para a advocacia; um advogado mais bem preparado em curto e longo prazo, ganha segurança jurídica para repassar ao seu cliente e acaba também gerando honorários mais vantajosos, porque ele terá amplo conhecimento da área em que atua”, explicou a advogada.