terça-feira , 5 novembro 2024
Sem categoria

Com alta acelerada nas internações, Goiânia volta a aumentar leitos de UTI para Covid

Diante do crescimento da ocupação de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) para o tratamento de pacientes com Covid, a Prefeitura de Goiânia voltou a ampliar leitos nesta segunda-feira, 28, chegando ao número recorde de 312 leitos. Na última semana, a Capital chegou a registrar o esgotamento de UTIs exclusivas para Covid.

O boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta um acréscimo de 16 novos leitos (de 296 para 312) somente nesta segunda. Com a ocupação chegando a 100% na semana passada, a Secretaria já havia ampliado alguns leitos. Com o esforço, no final da tarde a taxa de ocupação recuou para 82,64% com 50 vagas disponíveis para internação.

A secretária executiva da SMS, Luana Ribeiro, explicou ao jornal O Popular a necessidade da abertura de novos leitos. “Observamos uma elevação na taxa de ocupação de UTIs e também no número de casos e o desbloqueio de novos leitos se fez necessário nesse momento”, ressaltou. Luana Ribeiro comentou que a gestão dos leitos é realizada em parceria entre a regulação do município e os prestadores de serviço.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém ainda a atenção redobrada diante da descoberta da circulação da variante Delta do coronavírus em Goiânia (encontrada primeiro na Índia), que pode alavancar os casos da doença na Capital.

(Matéria do site Poder Goiás)