Um diagnóstico feito pelo prefeito Marden Júnior no ano passado, com base na escuta da população de Trindade durante a campanha eleitoral, resultou neste mês no lançamento de um serviço muito solicitado por pessoas em tratamento médico, o Programa Delivery da Saúde. O serviço facilita a vida de pessoas que têm de buscar autorizações para exames de média e alta complexidade, fazendo a entrega das autorizações concedidas diretamente na casa do paciente, se ele quiser.
Exames de alta e média complexidade exigem auditagem, por isso são protocolados pelos pacientes na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Vila Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ou na UBS do Setor Maísa. Após a entrada, são submetidos a análise dos médicos-auditores, mas antes do programa retornavam aos dois locais para serem entregues aos pacientes. Agora vão para a residência de quem desejar.
Para pessoas como a dona de casa Cirlei Maria de Souza, foi o fim de um transtorno e de uma despesa. Primeira pessoa a ser beneficiada com a entrega da esperada autorização para um teste de esteira, ela gastaria cerca de R$ 50 se tivesse de buscar o papel na Secretaria Municipal de Saúde. “A gente vai de aplicativo, paga R$ 25 para ir e o mesmo para voltar. Para ser sincera, esse serviço é ótimo”, comemorou ontem ao receber a autorização na porta de casa, no Setor Maísa 1.
Segundo a ser beneficiado, no Maísa 3, o aposentado Ronaldo Eliziário da Silva, meio incrédulo com a boa nova, não mediu agradecimentos: “Não tenho nem palavras pra descrever quando um pobre como a gente é tratado como ser humano”, observou, efusivo. Depois, ao receber em sua residência a autorização para fazer um Holter que teria de buscar na SMS ou na UBS, enumerou as vantagens: “Economizo tempo, dinheiro e não corro risco de exposição ao coronavírus”.
Com o programa, após a aprovação do pedido de exame, o paciente que antes ia, obrigatoriamente, até a Secretaria ou na UBS para ter a autorização de exame assinada, visando fazer os procedimentos solicitados pelos médicos, agora recebe em casa uma entrega da Prefeitura. Como no exemplo dos dois primeiros beneficiados, muitas vezes, o solicitante reside longe, em muitos casos até 20 quilômetros da SMS e da UBS do Maísa, e assim enfrentava dificuldades para buscar a autorização.
A diretora de Regulação da SMS, Cisley Maria de Oliveira, enfatiza que esse atendimento é uma determinação do prefeito. “É para humanizar, oferecer cada dia mais um serviço de saúde melhor e mais ágil para a população de Trindade naquilo que ela deseja”, reforçou, apresentando a responsável pela execução do programa, a servidora Natália Cristina Assis.
Com o Delivery da Saúde, é essa servidora quem telefona para o paciente, informando que a autorização está assinada. Ela tem acesso ao comprovante de endereço do paciente que é anexado na hora de protocolar o pedido, e leva a documentação. A autorização assinada vai acompanhada do pedido médico para o exame e de cópias de documentação pessoal do interessado.
A Prefeitura de Trindade já tem experiência na entrega presencial de alguns itens de saúde, tais como curativos, fraldas, dietas, por exemplo, o que é realizado dentro do programa de Atenção Assistida da SMS.
Atualmente, em média, são autorizadas entre 30 e 40 exames apenas em tomografias computadorizadas e ressonâncias, semanalmente, mas essa cobertura de média e alta complexidade também envolve biópsia, densitometria óssea, polissonografia, estudo urodinâmico, uretrocistografia e endoscopia.
Dúvidas sobre como vai ser a entrega das autorizações podem ser tiradas no telefone 3506-1790.