A advocacia previdenciarista passa a contar com atendimento presencial exclusivo de dois servidores do INSS, na sede da OAB-GO, a partir desta sexta-feira (16 de julho). A iniciativa, em parceria com a Gerência Executiva do INSS Goiânia, é um teste, em cumprimento ao disposto no acordo nacional firmado entre CFOAB e INSS. A expectativa é que se torne um serviço definitivo durante a pandemia.
Sem necessidade agendamento, o atendimento presencial ocorrerá das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, no prédio anexo à sede, no Setor Marista, em Goiânia.
Além de fornecer senha de acesso ao Meu INSS, os servidores da autarquia responsáveis pelo atendimento presencial à OAB/GO vão fazer protocolo de requerimentos, cumprimento de exigência e mais serviços feitos nas APS.
Avaliação
A secretária-geral adjunta da OAB-GO, à frente das tratativas institucionais junto ao INSS, Delzira Santos Menezes, diz ser esse um “marco para as duas entidades e com a única intenção de oferecer o melhor atendimento para a advocacia goiana”, destacou.
Ela lembra que o serviço está sendo implantado em “fase de teste” e que ainda não foi disponibilizado o email, telefone e chat para atendimento remoto, conforme determina o acordo firmado com a OAB Nacional, sendo essa responsabilidade do INSS ainda pendente.
A presidente da Comissão de Direito Previdenciário (Cdprev), Ana Carollina Ribeiro, destacou a importância da medida. “É com muita alegria que anunciamos mais um avanço da nossa classe, em especial, à advocacia previdenciária, que após o chamamento da Cdprev e a realização de reunião extraordinária com a presença de ilustres servidores, procurador federal e gerentes executivos, decidiu por implementar o acordo feito pelo CFOAB, para contar com o atendimento presencial na sede da OAB-GO”, relembrou.
Ana Carollina ainda diz que a nossa Seccional, avança mais uma vez, valorizando o advogado previdenciarista com a implementação do guichê, que conta também com o atendimento virtual, alcançando àqueles que militam no interior. “Essa conduta é mais um fruto do relacionamento construído com a Autarquia Federal, que esteve em todos os estágios dessa negociação, em especial, no momento de decisão pela implementação, já que fomos a primeira Seccional a ouvir a advocacia antes de avançarmos nas tratativas.”
A secretaria-geral da CdPrev, Amelina do Prado, por sua vez, avalia que a comodidade trazida à advocacia, que agora possui o suporte de atendimento dentro da estrutura da OAB, é sem dúvida, um marco na prática da advocacia previdenciária.
“Ter o amplo acesso a informações e serviços do INSS, sem que haja necessidade de deslocamento às agências da Previdência possibilita ao advogado economia de tempo e mais uma forma de buscar a implementação do direito de seus clientes.”
Frentes
Além do atendimento presencial lançado nesta sexta-feira, a advocacia continua com o atendimento virtual, disponível no GERID (sistema do INSS Digital), conforme acordo estabelecido pela OAB-GO com o INSS em abril de 2018. Os serviços oferecidos pela plataforma do Gerid, inclusive, não serão atendidos pelos servidores do INSS no atendimento presencial.