Mais de 1,7 mil pacientes da Rede Municipal de Saúde de Trindade têm acesso gratuito, todo mês, a 200 itens considerados essenciais ao tratamento de diversas doenças, tais como hipertensivos, psicotrópicos, insulinas e materiais para diabéticos, doentes renais crônicos, epiléticos, entre outros. Tudo é custeado e disponibilizado pela prefeitura, por meio do Departamento de Atenção Assistida da Secretaria Municipal de Saúde de Trindade.
O departamento ainda fornece itens como fraldas geriátricas para pacientes restritos ao leito; leites especiais para crianças com alergia à proteína do leite de vaca, com refluxo e/ou intolerância à lactose; material de curativo para pacientes com lesão por pressão e sondagem vesical; oxigênio domiciliar para pacientes com doença pulmonar; bolsa de colostomia e urostomia para pacientes ostomizados (com abertura no corpo para excretar fezes ou urina), entre outros.
Uma das maiores procuras é por insulina, fitas, tiras e aparelhos para medir a dosagem de glicose de pacientes diabéticos.
Há cinco anos, Marcione de Souza Oliveira, 39 anos, vai todos os meses até o departamento para ter acesso a alguns desses itens para o filho, um adolescente de 17 anos que é insulinodependente. “Sem isso seria um gasto de R$ 1 mil por mês para minha família”, observa.
Já avó de Jéssica Silva, que é uma aposentada de 76 anos, recebe vários medicamentos buscados pela neta na SMS. “Graças à Prefeitura de Trindade ela tem acesso a medicação para hipertensão arterial, diabetes, fitas, lancetas e glicosímetro para acompanhar a glicemia”, cita.
Para ter acesso, elas fizeram como o autônomo Wener Ferreira da Silva, 41 anos, que protocolou o pedido de insulina e equipamento para medir a glicose no sangue e aguarda a liberação. Os itens foram recomendados por um endocrinologista do município. Para ele, fora a espera pela consulta, que em seu caso demorou alguns meses, o serviço é só elogios e “uma ação essencial”.
A coordenadora da Atenção Assistida, Larusse Lara, explica que o paciente que necessitar do serviço deve comparecer ao departamento para dar entrada ao protocolo, portando o relatório médico (laudo) do especialista da rede pública de Trindade, receita médica expedida por ele discriminando os itens, e cópia dos seguintes documentos pessoais: identidade, CPF, comprovante de endereço atualizado, cartão do SUS, cartão da família atualizado.
O serviço também inclui assistência farmacêutica para orientação das medicações fornecidas. As aquisições dependem de licitação e, por isso, o tempo de entrega varia.
Os itens são entregues no departamento que fica na SMS, localizada na Praça Helon Gomide, Vila Perpétuo Socorro, ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Trindade. Os interessados devem telefonar no 3506-7236 para obter informações sobre os itens disponíveis em cada um desses locais.
Nesse mesmo telefone pessoas ainda não atendidas são informadas sobre como ter acesso à Atenção Assistida. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em casos especiais, os itens são entregues na casa do paciente.