sexta-feira , 10 janeiro 2025
Sem categoria

Balde de água fria: Caiado esfria pressão do PP por vaga em chapa majoritária, diz site

(Matéria do site Poder Goiás)

O governador Ronaldo Caiado (Democratas) reuniu-se com a cúpula nacional do Partido Progressistas (PP) na última terça-feira, 27. Em tom amistoso, líderes do partido trataram da pretensão do partido em Goiás – a pré-candidatura do ex-ministro Alexandre Baldy ao Senado Federal nas eleições de 2022, em chapa liderada pelo democrata. Bastante cordial, Caiado procurou esfriar as tratativas eleitorais.

Estavam presentes no jantar o presidente nacional do PP e agora ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o ministro das Comunicações, Fábio Faria. A reunião também serviu para tentar destravar as demandas do Estado junto ao governo federal.

“Chapa não se decide um ano antes e todo mundo sabe disso, mas o Progressistas vai usar desse prestígio com o governo federal para mostrar trabalho, para ajudar o Estado de Goiás e assim conquistar espaço na chapa majoritária”, minimizou ao Giro, de O Popular, o prefeito de Anápolis Roberto Naves, integrante da legenda e anfitrião do encontro.

O governador Ronaldo Caiado tratou, sobretudo, das demandas do Estado e agradeceu ao prefeito Roberto Naves pelo encontro, apesar do evento sabidamente ter sido articulado por Baldy. O PP chegou a ocupar cargos no governo estadual, mas por desentendimentos rompeu com a base de apoio do governador. Agora, com respaldo da cúpula nacional, tenta fazer o caminho de volta.

Disputa grande
Faltando um ano para as definições dos candidatos nas eleições de 2022, os partidos já começaram a se movimentar. As vagas na chapa majoritária liderada pelo governador Ronaldo Caiado, que deve disputar a reeleição, são cobiçadas. A primeira legenda a fazer um evento público de lançamento de pré-candidato foi o PSD com o ex-ministro Henrique Meirelles. Agora, o PP também cobra o mesmo espaço na chapa de Caiado.

Há ainda a movimentação do MDB, que também deve declarar apoio à reeleição de Caiado e obter espaço na chapa majoritária do democrata. O principal nome do partido é o ex-deputado federal Daniel Vilela, cotado para ser candidato a vice-governador. Porém, o cargo é ocupado por Lincoln Tejota (Cidadania), que também demonstra bastante disposição de lutar para manter o posto.