O prefeito Rogério Cruz entregou nesta segunda-feira (2/8) certificados de Honra ao Mérito a 15 estudantes e dois professores da Escola Sesi Canaã. Os alunos, membros da equipe Geartech Canaã, venceram o torneio Asia Pacific Open Championships 2021, evento considerado um dos mais importantes do mundo. O campeonato aconteceu nos dias 9 a 11 de julho, na Austrália, mas a participação dos goianos foi online, devido à pandemia. Os estudantes também se sagraram tricampeões da First Tech Challenge (FTC), um dos três torneios do Festival Nacional de Robótica, ocorrido no mês junho.
“Nós sabemos que a tecnologia é o avanço primordial para qualquer país do mundo. Saber que temos jovens como esses na nossa cidade de Goiânia, estudando, desenvolvendo seus conhecimentos, participando de torneios e sendo campeões mundiais, é gratificante. É mais do que justa a homenagem”, destacou o prefeito Rogério Cruz.
O secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, elogiou o trabalho do Sesi Goiás, voltado para o ensino da robótica e da tecnologia. “Esse é o caminho e levaremos esse projeto, que tem dado tão certo, para nossas escolas municipais”, garantiu.
Com medalha de ouro no peito e Certificado de Honra nas mãos, a estudante Júlia Martins expressou sua gratidão. “Automaticamente, passa na minha cabeça todo o trajeto que a gente percorreu para conseguir esse prêmio. E não só para mim, mas para a história da Geartech Canaã. É muito gratificante poder carregar isso no peito, levar isso ao Brasil, ao SESI e ao mundo”, disse a estudante emocionada.
Novidades
Em primeira mão, o prefeito convidou os estudantes para o lançamento do projeto Cidade Inteligente, que deve acontecer nos próximos meses. “Apresentaremos a vocês e a toda a cidade de Goiânia o que estamos fazendo e trazendo de tecnologia para tornar Goiânia uma cidade inteligente”, adiantou Rogério Cruz, informando que o projeto iniciará com a implantação de uma sandbox (caixa de teste) na região da Avenida 24 de outubro, em Campinas, onde serão instaladas câmeras com reconhecimento facial e de som, iluminação de LED inteligente, wifi, entre outras tecnologias. “As pessoas poderão ver a tecnologia funcionando e escolher as que serão implantadas por toda a cidade”, destacou.
Aos estudantes, o prefeito falou ainda sobre o projeto Muralha Digital, que fará um cerco com câmeras inteligentes instaladas nas divisas da cidade com outros municípios. “Se um carro roubado no Piauí entrar em Goiânia, saberemos. A polícia poderá acompanhar o veículo roubado pelas câmeras. Isso é só o início de tudo que faremos, pois queremos que Goiânia seja de fato uma cidade inteligente”.
Participaram também do evento de homenagem aos estudantes os secretários Municipais de Inovação, Ciência e Tecnologia, André Martins; de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa, Paulo Henrique Silva; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel; o vice-presidente da Fieg, André Rocha; o diretor Regional do Senai, Paulo Vargas; e o diretor de Educação, Tecnologia e Inovação do Sesi Senai, Claudimir Bonotto.
*Alunos homenageados*
Arthur Assis Santos
Gabriel Craveiro de Oliveira Garcia
Gustavo Barcelos Gonçalves
Heitor Santana Oliveira
João Lucas Marino de Melo
João Victor Fonseca Querino
João Victor dos Santos Soudré
Júlia Adelina Alves Martins
Letícia Sued de Souza
Luiz Guilherme Soares
Magno Levi Albino Souza
Maria Clara dos Santos Barbosa
Matheus Aires Amorim
Tiago Siqueira de Oliveira
Vitória Monteiro de Oliveira
*Professores homenageados*
José Nazaré Rodrigues Barros Júnior
Laís de Paiva Sabino