O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), encerra, no próximo domingo (15/08), o prazo para inscrições no Programa Aprendiz do Futuro. 5 mil jovens de 14 e 15 anos, com renda de familiar de até dois salários mínimos, serão selecionados para contratação de aprendizagem profissional em órgãos estaduais e passarão por cursos de qualificação técnica. “Vamos atender os jovens que precisam de apoio e dar a possibilidade de um futuro melhor”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.
Os interessados devem ser alunos da rede pública ou bolsistas da rede particular. Estudantes com deficiência têm cota de 5% a 10% e não precisam obedecer ao critério da idade. Jovens de comunidades tradicionais (quilombolas, ciganas ou indígenas), vítimas de um ciclo familiar de violência doméstica ou remanescentes do sistema socioeducativo têm prioridade.
As vagas são para os 246 municípios goianos. Os alunos terão acompanhamento psicológico, receberão orientação vocacional e serão remunerados com R$ 516, vale-transporte, 13° salário, seguro de vida, uniforme, tablet com acesso à internet e vale alimentação no valor de R$ 150.
Outro foco do programa é o desempenho escolar dos alunos, por isso eles receberão aulas de reforço em português e matemática, e terão o boletim do ensino regular acompanhado. No final do contrato, os dez jovens com melhor desempenho ganharão uma viagem de intercâmbio para Barcelona, na Espanha.