O superintendente executivo do Conselho Nacional do Sesi, general Pedro Antônio Fioravante, visitou quinta-feira (12/08) e sexta-feira (13/08) unidades do Sistema Fieg, conhecendo a atuação do Sesi e Senai nas áreas de educação, saúde, segurança, cultura, esporte e lazer em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis.
Na quinta-feira, ele foi recepcionado em um almoço, na Casa da Indústria, pelo presidente da Fieg e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel, que apresentou um balanço financeiro das escolas desde o ano de 2017. O presidente da Fieg destacou que, para manter a qualidade da educação básica e da educação profissional oferecidas à indústria e à comunidade goiana, é necessário realizar cada vez mais investimentos.
“Nós já investimos muito nas escolas Sesi e Senai e nos próximos anos vamos fazer investimentos ainda maiores, desde a estruturação com mais salas de aula, laboratórios, equipamentos à valorização dos docentes”, disse.
Após conhecer a Casa da Indústria, o general foi recebido na Unidade Integrada Sesi Senai Aparecida de Goiânia, onde conheceu ações da unidade na área de educação, saúde ocupacional, lazer, segurança e esporte. Acompanharam a visita, o diretor do Sesi e superintendente do Senai, Paulo Vargas, o diretor de Educação e Tecnologia do Sesi e Senai, Claudemir José Bonatto e os gerentes da escola.
Na sexta-feira, o superintendente visitou as Escolas Sesi e Senai Vila Canaã e o Instituto de Tecnologia Senai de Alimentos e Bebidas, em Goiânia. Durante o tour pelas unidades, o general conheceu as instalações das escolas, laboratórios, salas de aulas, espaços destinados às aulas práticas, entre eles, área automotiva para veículos leves e pesados, área de manutenção de máquinas agrícolas, área para produção de massas para o curso de panificação, entre outros. Além disso, os alunos da robótica fizeram uma grande recepção ao superintendente com a apresentação de diversos projetos vencedores em torneios.
“Quando vemos jovens de 13 a 15 anos trabalhando com tanta tecnologia e reproduzindo os ensinamentos na construção de robôs, temos a certeza de que eles estão sendo bem instruídos. Estamos vendo que as escolas do Sistema S estão no caminho certo. Me sinto honrado com tamanha qualificação”, ressaltou o general.
No final do encontro, o superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Paulo Vargas, agradeceu a visita do general Pedro Antônio Fioravante e salientou a necessidade de manter investimentos para o futuro dos alunos e trabalhadores da indústria que dependem do Sistema S. “É muito triste ver que existem pessoas que lutam pelo fim do Sistema S. Acredito que o senhor pôde conhecer e entender a importância das ações das nossas instituições. Além do ensino, a Fieg e Sistema S se prontificaram a ajudar o sistema público de saúde no enfrentamento à pandemia. Duzentos respiradores mecânicos foram consertados e entregues de forma gratuita às unidades de saúde para tratamento da Covid-19, promovemos programas de vacinação contra a H1N1 também de forma gratuita, doamos centenas de máscaras de proteção facial e álcool em gel a população. A Fieg + Solidária realizou um trabalho maravilhoso de doação de cestas de alimentos e cobertores às famílias em situação de vulnerabilidade social. Nossos alunos participaram de torneios nacionais e internacionais com o nome de Goiás. São diversas ações realizadas pelo Sistema S que beneficiam a comunidade e a economia. Deixamos o nosso apelo ao senhor, general, porque sabemos que o senhor pode ajudar a apoiar sonhos de milhares de alunos e trabalhadores”, disse Paulo Vargas.