sábado , 7 março 2026
Sem categoria

Vacinação contra Covid-19 em Goiás avança com chegada de mais 193 mil doses

Goiás recebeu, na manhã de sábado (15/08), mais 193.880 doses de vacina contra a Covid-19, dentro do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Os imunizantes chegaram em duas remessas no Aeroporto Internacional de Goiânia. A primeira, às 9h, com 121.680 unidades da Comirnaty, do laboratório Pfizer. Em seguida, às 10h10, aterrissaram em solo goiano 72.200 doses da CoronaVac, do Instituto Butantan.

De acordo com o PNI, o uso da Comirnaty será para primeira aplicação. As doses da CoronaVac serão utilizadas em duas etapas, sendo metade para primeira dose e a outra para o reforço. Assim que passarem pelo processo de conferência na Central Estadual de Rede de Frio, na capital, os imunobiológicos serão preparados para envio aos municípios, que vão receber as doses de uma única vez.

Com o carregamento, o Estado avança ainda mais para atingir a meta de imunizar, pelo menos com a primeira dose, toda a população maior de 18 anos, conforme anunciado pelo governador Ronaldo Caiado. “Jamais deixamos de ter uma atenção especial com este assunto, é prioridade o tempo todo no nosso governo, é compromisso com a vida”, disse.

Conforme Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Goiás, as doses recebidas poderão ser utilizadas, na sua totalidade, para vacinação por faixa etária, em ordem decrescente de idade. “A chegada de mais vacinas, associada com a imunização por idade, contribui para ampliar a cobertura no Estado, proporcionando que mais pessoas sejam protegidas”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino.

Os grupos prioritários, como idosos, trabalhadores da saúde, educação ou pessoas com comorbidades, que ainda não foram vacinados, por algum motivo, terão prioridade independentemente da idade que estiver sendo atendida nos municípios.

*Boletim*
Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES) atualizados nesta sexta (13/08), Goiás aplicou 4.838.457 doses de vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Com o esquema completo, seja pelo reforço ou pela aplicação em dose única, foram imunizadas 1.390.047 pessoas.

Com essas duas novas remessas, o Estado já recebeu 6.376.380 doses de imunizantes, sendo 2.083.940 da CoronaVac, 2.882.740 da AstraZeneca, 1.257.750 da Pfizer, e 151.950 da Janssen.

Em relação à Covid-19, há 775.707 casos ativos da doença no Estado. Já foram confirmados 21.680 óbitos pelo coronavírus até o momento, o que significa uma taxa de letalidade de 2,8%.

 

Artigos relacionados

Sem categoria

Silvinei Vasques, ex diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), é aposentado aos 47 anos de idade

Silvinei Vasques, ex diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), se aposentou aos...

Sem categoria

Político profissional, Célio Silveira defende criação de mais impostos para ferrar empresários

O deputado federal Célio Silveira (MDB), um verdadeiro ‘político ensaboado’ em Brasília,...

Sem categoria

Presidente do TJGO, Carlos França é eleito presidente dos Tribunais de Justiça do Brasil

Por aclamação, o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil...