terça-feira , 5 novembro 2024
Sem categoria

Secretaria de Saúde leva Carreta da Prevenção ao câncer de mama e de colo de útero a Jaraguá

O Governo de Goiás iniciou, nesta segunda-feira (16/08), um mutirão de mamografias e exames preventivos de colo de útero em Jaraguá, no Centro-Norte Goiano. O secretário de Estado da Saúde, Ismael  Alexandrino, e o prefeito da cidade, Paulo Vitor Avelar, participaram da inauguração do serviço e acompanharam os primeiros atendimentos. Juntos, Estado e município trabalham para que a Carreta da Prevenção atenda mais de 800 mulheres, durante as cinco semanas em que ficará na cidade.

O secretário ressaltou que a atual gestão do Governo de Goiás é focada nos três princípios que norteiam o Sistema Único de Saúde (SUS) – universalidade, integralidade e equidade. “A equidade representa muito bem o serviço prestado pela Carreta da Prevenção, que é o de oferecer mais a quem mais precisa. Apesar de o câncer de mama tornar o público feminino mais vulnerável, em anos anteriores as mulheres não eram inseridas nas políticas públicas de saúde. Com essa estrutura,  levamos dignidade e acesso ao diagnóstico”, pontuou.

Carretas da Saúde
Ismael Alexandrino destacou que as unidades móveis de prevenção aos cânceres de mama e de colo uterino estão previstas no Plano de Governo do governador Ronaldo Caiado. Assim, as estruturas contribuem para a regionalização da saúde, levando atendimento para mais perto da população goiana, que não precisa mais se deslocar por grandes distâncias até a capital e Região Metropolitana em busca de assistência especializada e exames.

Ligada à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), por meio da Policlínica Estadual da Região São Patrício – Goianésia, a unidade móvel busca ampliar a cobertura de exames de rastreamento dos cânceres de mama e do colo do útero entre as goianas. Os atendimentos são realizados com data e hora pré-definidos, além de serem agendados em horários escalonados, para evitar aglomerações, em atenção aos cuidados para se evitar a propagação do coronavírus.