Buscando ampliar o debate de importantes temas para o setor produtivo goiano, a Federação das Indústrias empossou novos times de especialistas e lideranças setoriais nos conselhos temáticos do Agronegócio, Tributário e de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A solenidade, realizada segunda-feira (16/08) durante reunião mensal de diretoria da Fieg, reforçou a estratégia da entidade em contribuir com o crescimento sustentável de Goiás.
O presidente do Conselho de Assuntos Tributários (Conat) da Fieg, Eduardo Zuppani, destacou a importância do colegiado no debate de políticas voltadas à atração de investimentos, sobretudo que asseguram um melhor ambiente de negócios, com segurança jurídica para as empresas que escolhem investir no Estado, gerando mais emprego e renda. “São muitos os temas que podemos contribuir na área tributária. A matéria é vasta e fundamental para a competitividade do setor produtivo”, afirmou Zuppani.
O presidente do Conselho Temático do Agronegócios (CTA) da Fieg, Marduk Duarte, reiterou o compromisso do colegiado com o fortalecimento das cadeias produtivas, visando à industrialização do que é produzido em Goiás. “Recebemos uma missão e temos o desafio de contribuir com a industrialização, de olho na forte vocação agro do Estado. Nosso trabalho é pautado de ponta a ponta, do campo à mesa dos goianos, de forma horizontal, acompanhando as principais cadeias produtivas goianas”, disse Marduk.
Nesse sentido, o presidente da Fieg, Sandro Mabel, destacou a decisão do governo do Paraná de suspender a exportação de grãos e investir na industrialização dentro do próprio Estado, bandeira defendida pela Federação das Indústrias em Goiás como forma de agregar valor às matérias-primas goianas, aumentar a arrecadação e gerar empregos. “Esse é um dos eixos estratégicos da nossa gestão à frente da Fieg. Queremos que essa riqueza fique em Goiás para os goianos, gerando emprego, renda e qualidade de vida aqui, e não no exterior”, reiterou.
MEIO AMBIENTE
A reunião de diretoria da Fieg também marcou a posse de novos conselheiros do Conselho Temático de Meio Ambiente, que teve a denominação alterada para Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMAS), diante da ampliação dos trabalhos desenvolvidos pelo colegiado.
“Com essa alteração, esperamos dar mais amplitude e abrangência ao tema do meio ambiente e sustentabilidade, assim como nos adequar às novas realidades e seguir o exemplo dado pela própria CNI”, defendeu Flávio Rassi, presidente do CMAS e vice-presidente da Fieg.
De acordo com Rassi, os trabalhos passam a ser desenvolvidos de forma mais transversal, sempre em parceria com representantes da indústria. Dentre as principais mudanças, está a adoção do conceito ESG – sigla do inglês Environmental, Social and Governance. O objetivo é incentivar melhores práticas ambientais, sociais e de governança nos negócios goianos.
“Entendemos que sustentabilidade vai além do meio ambiente. Vamos ampliar a atuação do conselho para temas sociais e de governança também, buscando contribuir com modelos de negócios que impactam positivamente a sociedade”, sustentou.
Conselheiros empossados
CONSELHO DE ASSUNTOS TRIBUTÁRIO DA FIEG – CONAT
Cecílio Elias Daher – Professor
Eduardo Bonfim Gomes – Indústria e Com. Nobre Ltda – Alimentos Imperador
Jair José Antônio Borges – Laticínios JL Ltda
José Roberto – Della Panificadora
Luiz Guilherme Guerra – Mineração Maracá – Lundin Mining
Luiz Henrique Bassetti – Piracanjuba
Otávio Henrique de Castro Bertolino – Valentim, Felício, Vasconcelos e Bertolino Advogados
Thiago Afonso Ferreira – Febela Agroindustrial
CONSELHO TEMÁTICO DE AGRONEGÓCIOS DA FIEG – CTA
Alexandro Alves dos Santos – IFAG/FAEG
Antônio Flávio Camilo de Lima – IFAG/FAEG
Edson Alves Novaes – IFAG/FAEG
Jerry Alexandre de Oliveira Paula – SIAGO
Leonardo Machado – IFAG/FAEG
Marcelo Costa Martins – Laticínios Bela Vista
Nicolas de Lima Paiva – SINDMÓVEIS
Sergio Scodro – SINDTRIGO
Tiago Freitas de Mendonça – SEAPA
CONSELHO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE DA FIEG – CMAS
Adilson Pereira Melo – JBS – Friboi
Benonimo Ferreira Vaz Júnior – Lundin Mining
Cinthia Martins – SINDUSCON-GO
Danielle Limírio – Advogada Ambiental
Eli Cardoso Lessa – Cargil
Gabriela Del Vaz Borges – Advogada Ambiental
Gilson Alves Gomes – SINDIPÃO
Guilherme Dall’Agnol – SINDILEITE
Henrique Alonsa Anadan – CMOC
Itair Nunes de Lima Júnior – SINDICER
Izabella Caldeira Landim – Brainfarma
José Divino Arruda – SINVEST
José Lima Aleixo – SINROUPAS
José Pinheiro Borges – Angloamerican
Juliana Vansan – Kraft Heinz
Kelly Cristina dos Anjos Prado – Granol
Lane Jane – Cargil
Leandro Vieira Essado – Centro Couros
Lino Alves Ferreira – SINDQUIMICA
Lucelena Mandes Moreira – SINVEST
Luciano Jaime Peixoto – SIFAEG
Pedro Silvério Pereira – AMOBRAS
Reginaldo Passos – COMIGO
Renan Algarte Cremonesi – Kraft Heinz
Renato de Barros – SINDIBRITA e SINCAL
Renato Gomes Pereira – Caramuru Alimentos S.A
Roberto Hidasi – Advogado Ambiental
Rogério Aquino – SIMPLAGO
Sandra Emília de Lima Silveira – GEOLAB
Thais Macedo Ribeiro – Caramuru Alimentos S.A.
Veronica Nogueira Peres – Consultora