domingo , 29 dezembro 2024
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Secretário Ismael debate demandas da saúde com prefeitos do Vale do São Patrício

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, reuniu-se, nesta segunda-feira (23/08), com cerca de 20 prefeitos do Vale do São Patrício. O objetivo do encontro, realizado no auditório da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás, na capital, foi apresentar as ações do Estado na região e ouvir as demandas de saúde dos municípios.

Entre as pautas debatidas, a mais recorrente foi a demora na realização de cirurgias eletivas e liberação de exames, em especial de alto custo, para unidades localizadas na capital, que mesmo sendo estaduais, são serviços regulados pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Regulação estadual
Ismael explicou que, mesmo com hospitais estaduais na capital, o acesso aos serviços oferecidos pelas unidades é realizado pela regulação de Goiânia. Ele adiantou ainda que o Estado trabalha para assumir a gestão e o processo regulatório, com a regulação dos serviços de média e alta complexidade da rede própria no âmbito do Estado.

“É importante destacar que a saúde do Estado só é forte quando a saúde dos municípios é forte”, disse o titular da SES-GO ao ouvir os gestores de municípios do Vale do São Patrício. Essa proposta deve ser debatida em breve pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância do Sistema Único de Saúde (SUS) que reúne as gestões estadual e municipais para deliberação de pautas sobre a saúde em Goiás.

Municípios
Participaram da reunião, gestores do Vale do São Patrício dos municípios de Rialma, Jaraguá, São Francisco de Goiás, Hidrolina, Itauçu, Uruana, Barro Alto, Rianápolis, Rubiataba, Santa Isabel, Ipiranga de Goiás, Nova América, São Patrício, Jesúpolis, Goianésia, São Luiz do Norte, Carmo do Rio Verde, Ceres e Itapaci.

Também estiveram no encontro, os superintendentes da SES-GO, Mauro Theobald (Gestão Integrada); Neusilma Rodrigues (Complexo Regulador em Saúde de Goiás) e Flúvia Amorim (Vigilância em Saúde); e o assessor de Relações Institucionais da pasta, Evandro Ferreira.