quarta-feira , 20 novembro 2024
Sem categoria

Nos 101 anos de Trindade, distrito de Santa Maria ganha escola de artesanato e feira de cultura

O povoado de Santa Maria, distrito a menos de 20 quilômetros de Trindade, recebeu, nesta segunda-feira (23/08), um impulso importante para se tornar referência cultural e turística. A antiga Casa do Artesão do povoado foi transformada em Escola Municipal de Artesanato como parte das celebrações pelos 101 anos de Trindade.

O anúncio foi feito pelo prefeito Marden Júnior e pelo presidente da Agência Municipal de Turismo, Cultura e Eventos, Warley Lopes. Eles participaram também da inauguração de uma feira e exposição de artesanato que entram para o calendário turístico goiano com, pelo menos, uma edição por mês.

“Nossa missão é resgatar o que o setor perdeu nesses dois últimos anos, e Santa Maria tem as raízes da cultura de Trindade”, afirma o prefeito.

Marden Júnior projeta que, aos poucos, “chega o momento da retomada cultural”, e que sua gestão tem o compromisso de promover o setor.

O presidente Warley Lopes enfatiza a valorização de Santa Maria como destino cultural. Ele informa que fará uma articulação com a rede hoteleira da região para incluir a feira do povoado no circuito turístico.

Em frente à nova escola, em meio a esculturas de argila ou madeira, quadros de artistas plásticos, comidas típicas da região e diferentes montagens artísticas espalhadas pela rua e calçadas, o evento em Santa Maria quebrou a rotina do povoado, que abriu a semana no ritmo da cultural popular.

A Banda Municipal Tabelião Augusto Costa fez uma apresentação especial, com direito a acrobacias de balizas e desfile de porta-bandeiras. Eles comemoram a conquista de status de escola para a tradicional Casa do Artesão.

A diretora do espaço, Ivone Alves Freitas, disse que, atualmente, 40 moradores, entre crianças, adultos e idosos fazem artesanato no local, custeado pela Prefeitura de Trindade. “Com a transformação em escola, vamos atender mais pessoas porque alunos de toda a rede municipal de ensino poderão vir para aprender artesanato conosco”, disse.