terça-feira , 7 janeiro 2025
Sem categoria

Advocacia LGBTQIA+ manifesta confiança em Rafael Lara para construção de espaços igualitários

Na noite desta sexta-feira, 10, o pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) Rafael Lara Martins reuniu-se com um grupo de advogados e advogadas LGBTQIA+ na Casa do Compromisso. O objetivo do encontro foi dialogar sobre a diversidade sexual e de gênero dentro da advocacia e sobre pautas inerentes à profissão, tais como procuradoria de prerrogativas, inclusão, representatividade, criação de comissões na Ordem, dentre outros.

O advogado Rafael Lara, que é conselheiro federal e diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA-GO), recebeu votos de confiança dos colegas presentes e pediu apoio para enfrentar os desafios intrínsecos à pauta LGBTQIA+ e para a construção de projetos que proporcionem avanços para a advocacia goiana.

A presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG) da OAB-GO, Amanda Souto, está certa de que Lara é o único na disputa eleitoral da Ordem com atributos necessários para a construção de espaços igualitários na advocacia. “É muito importante que as pessoas se sintam incluídas. Infelizmente a advocacia é uma profissão muito conservadora, assim como o estado de Goiás. Mas nós estamos mudando esses paradigmas e mostrando que a advocacia existe em toda a sua complexidade, que muitas vezes envolve a diversidade sexual e de gênero. Na minha visão, hoje o Rafael é o único pré-candidato preparado para lidar com essa temática aqui no estado de Goiás”, afirmou.

Abrahão Viana é advogado criminalista e compartilha da mesma convicção. Ele entende que os desafios são muitos frente ao conservadorismo e que é preciso coragem e conhecimento para enfrentá-los. “O doutor Rafael teve a coragem de acampar bandeiras como a do LGBTQI+, a do negro e a bandeira da mulher com um apoio verídico e sensato. Ele tem currículo, é doutorando em Direitos Humanos e entende do assunto. Eu analisei campanhas de outras pessoas e vi que o trabalho efetivo mesmo foi prestado por ele à frente da ESA. É um nome bom, que tem um projeto acampado por um grupo que está aberto ao diálogo, aberto a crescer. Por isso que eu julgo hoje que o doutor Rafael Lara é o melhor pré-candidato para a OAB-GO”, disse, confiante, o advogado.

A ex-vice-presidente da CDSG entre 2017 e 2019, Priscila de Sá, destacou a abertura ao diálogo demonstrada por Rafael Lara em toda a sua atuação dentro da advocacia. “Rafael Lara é um pré-candidato que valoriza a educação, a construção de ponte de diálogo entre pessoas que pensam de maneira diversas, que têm culturas diversas, que são plurais. E isso é o que nós temos de ferramenta mais poderosa de construção de uma Ordem que seja acessível para todos. Eu vejo o Rafael como a pessoa que consegue pacificar diálogos e construir esses espaços para que a gente consiga evoluir socialmente e resgatar a função social do Direito”, falou Priscila ao justificar o seu apoio.