sábado , 27 junho 2026
Notícias

Lula tem 56% no 2º turno; Bolsonaro fica com 31%, mostra Datafolha

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na disputa à Presidência da República. No segundo turno, o petista tem 56% das intenções de voto enquanto Bolsonaro chega a 31%. Em julho, este número estava em 58% e 31%, respectivamente. Com a corrida eleitoral do próximo ano estagnada, os demais candidatos seguem no mesmo lugar – assim como os nomes da chamada terceira via, que surgiram para contrapor a disputa entre Lula e Bolsonaro, após os atos de 7 de Setembro, que também não alteram o quadro.

Os dados são da pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 13 a 15 de setembro, e divulgada nesta sexta-feira (17).

Em um cenário de primeiro turno, Lula oscila de 46% para 44% e Bolsonaro, de 25% para 26%. Considerando João Doria (PSDB) como candidato, ele passa de 5% para 4%. Nesse cenário, Ciro Gomes (PDT) segue em terceiro (de 8% para 9%) – dentro da margem de erro e no cenário estimulado.

Com o nome do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) – que oscila entre 3% e 4 % – Lula vai de 46% para 42%, e Bolsonaro se mantém com 25%. Já Ciro Gomes (PDT) sobe de 9% a 12%.

Estes cenários ainda incluem cerca de 10% de votos brancos, nulos ou em nenhum dos indicados.

Nas respostas espontâneas, o petista também lidera e tem de 21% a 27%. Bolsonaro vai de 17% a 20% e está em segundo. Entre os que declararam não saber, este número vai de 49% (em maio) para 38%.

Lula mantém vantagem no segundo turno

No cenário para segundo turno das eleições, Lula se mantém na liderança. Na pesquisa, Lula tem 56% e Bolsonaro 31% – na pesquisa anterior, este número estava em 58% a 31% em julho.

Doria perderia para Lula por 55% a 23% – 56% a 22% em julho – e Ciro, por 51% a 29%.

Entre os entrevistados na pesquisa, 65% entre quem ganha até dois salários mínimos votaria em Lula e 57% entre os empresários votariam em Bolsonaro.

Destaques

Artigos relacionados

Notícias

Cabo Verde empata com a Arábia Saudita e garante classificação histórica na Copa do Mundo

• Cabo Verde carimba vaga inédita Cabo Verde escreveu mais um capítulo...

Notícias

Homem tem fratura na coluna após ser agredido por PM dentro de casa, em Goiás

Violência Um homem de 55 anos ficou gravemente ferido após ser agredido...

Notícias

“Matei e não me arrependo”, diz suspeito de feminicídio em áudio enviado após crime em Itumbiara

• Mulher foi encontrada morta dentro de casa Tânia Maria Ribeiro de...