domingo , 24 novembro 2024
Sem categoria

Fieg, IEL e Sebrae promovem 1º Fórum Goiano da Indústria do Futuro

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e o IEL Goiás, em parceria com o Sebrae Goiás, realizam, no dia 22 de setembro (quarta-feira), das 14 às 18 horas, o 1º Fórum Goiano da Indústria do Futuro, destinado a empresários de micro, pequenas, médias e grandes empresas industriais, bem como seus colaboradores. Parte integrante do cronograma de comemorações dos 70 anos da Fieg e dos 50 anos do IEL Goiás, o evento conta com apoio do Observatório Iris Rezende, de onde será realizado, com transmissão pela plataforma Virtuali (https://app.virtualieventos.com.br/forumindustriadofuturo/info).

O evento, com inscrições gratuitas, contará com quatro painéis, ministrados por especialistas renomados no Brasil, os quais falarão sobre temas atuais que impactam no futuro da indústria e seus caminhos, seguidos de mesas-redondas com convidados especiais.

Após a última mesa-redonda, haverá sorteio de uma bolsa integral de Pós-graduação Flex IEL Goiás.

PAINÉIS
O evento começa com o painel cujo tema é Indústria 4.0, que será ministrado por Jefferson Gomes, superintendente de Inovação e Tecnologia do Senai (departamento nacional). A mesa-redonda contará com os presidentes do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Cezar Mortari, e do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fieg, Heribaldo Egídio.

O segundo painel terá como tema: Transformação Digital para Micro e Pequenas Empresas. O palestrante será Francisco Saboya, superintendente do Sebrae (PE), economista e mestre em Engenharia de Produção UFPE. Atualmente, Saboya é vice-presidente da Associação Nacional de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), e coordenador da Câmara Nacional de Tecnologia da Informação da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

A mesa-redonda terá Henrique Jayme e Maria de Fátima, sócios da indústria goiana Mellilótus, além de Igor Calvet, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Na oportunidade, Calvet apresentará o resultado de uma pesquisa da ABDI sobre maturidade digital das MPEs brasileiras.

O terceiro painel, que terá como tema Inteligência Artificial na Indústria, será ministrado por Glauco Arbix, diretor da área de Ciências Humanas do Centro de Inteligência Artificial da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador-geral do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP. A mesa-redonda terá como convidados Anderson Soares, coordenador do Bacharelado em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Celso Camilo, professor do Instituto de Informática da UFG.

Fechando a tarde de painéis, Cândida Oliveira falará sobre o tema Panorama da Inovação para a Indústria. A palestrante é gerente executiva de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ela gerencia os projetos da Mobilização Empresarial pela Inovação, estruturados em torno de eixos como: marco legal para inovação; financiamento, recursos humanos; inserção global; promoção de startups e política de ciência e tecnologia. A mesa-redonda terá Jefferson Sena, diretor técnico da Ninho Desenvolvimento Empresarial, e Robson Vieira, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).