O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), tem trabalhado para levar atendimento para mais perto do cidadão goiano. Dessa vez, a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino, ligada à Policlínica Estadual da Região São Patrício – Goianésia, está em Jaraguá com a meta de zerar a fila de espera por exames de mamografia.
Para Jaraguá a previsão de atendimentos já supera a expectativa. O município, que contava com aproximadamente 800 mulheres em condições de realizar os exames, já contabilizou 630 mamografias realizadas, quase atingindo a totalidade do público apto a ser atendido. De acordo com Ludmila Machado, secretária de Saúde do município, a meta é estender o atendimento até outubro, mês que coincide com a campanha nacional de prevenção do câncer de mama.
A coordenadora-geral da Policlínica Estadual da Região São Patrício – Goianésia, Deise Bosso, explica que a agenda é feita pelas secretarias com base nas necessidades da população. “Buscamos atender todas as pessoas que nos são encaminhadas dentro de nossos princípios de prestar um serviço humanizado e de excelência para a população”, resume.
A Carreta da Prevenção, como é conhecida a unidade, percorre municípios do interior realizando exames de mamografia e citopatologia do colo uterino (Papanicolau) em pacientes agendadas pela Superintendência do Complexo Regulador em Saúde de Goiás em parceria com as secretarias municipais de saúde.
Para o próximo mês está prevista uma ação mais proativa junto à população em alusão à campanha Outubro Rosa, que todo ano promove atividades relativas à prevenção do câncer de mama. “Vamos até requerer que a Carreta da Prevenção fique mais uma semana em Jaraguá para zerarmos essa fila”, adianta a de Saúde do município.