No ponto mais alto das comemorações dos 70 anos da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), a indústria goiana torna-se, dias 27 e 28 de setembro, o centro das atenções do Sistema Indústria no País, com a realização, em Goiânia, de reunião da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para debater assuntos de interesse do segmento, a exemplo da Reforma Tributária, antiga agenda do setor produtivo, entre outros.
Com presença na capital goiana dos representantes de grande parte do PIB nacional, entre eles o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a entidade fará a tradicional outorga da Ordem do Mérito Industrial, maior honraria da indústria nacional. Desde a sua criação, em 1958, já foram homenageadas diversas personalidades e instituições que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da indústria brasileira e, consequentemente, deixaram sua marca na história do País.
Desta vez, serão condecorados o empresário e senador Vanderlan Cardoso e, em homenagem in memoriam, o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador e presidente do conselho da Caoa Montadora, que morreu em agosto, aos 77 anos. Goiano de Iporá, com atuação no ramo de alimentos e bebidas, Vanderlan é proprietário e fundador do Grupo Cicopal, com sede em Senador Canedo, onde foi prefeito, e com fábricas também no Pará e na Bahia. Paraibano, Carlos Alberto foi médico e um empreendedor importante para a economia do Brasil e de Goiás, tendo atraído importantes marcas para o portfólio da Caoa, como Ford, Hyundai, Caoa Chery e Subaru, tornando-se referência para a indústria automobilística brasileira.
“A presença em peso de todo o Sistema Indústria brasileiro em Goiânia neste momento de comemoração dos 70 anos da Fieg evidencia a força do setor produtivo goiano, sempre referência nacional, seja pelos diversos serviços de nossa federação, seja pelo suporte que as instituições Sesi, Senai e IEL oferecem às empresas, nossas mantenedoras, acionistas, por meio da educação básica e profissional, promoção de estágio, difusão de tecnologia e inovação, saúde e segurança do trabalho, entre outras áreas”, afirma o presidente da Fieg, Sandro Mabel.
Ele destaca ainda a importância da outorga da Ordem do Mérito da CNI aos empresários Vanderlan Cardoso e Carlos Alberto de Oliveira Andrade, ambos com forte atuação em seus respectivos segmentos em Goiás e no País. “Trata-se de justa homenagem a dois grandes valores de nossa indústria, com trajetória pessoal e profissional de grande valor e merecedora de reconhecimento”, salienta.
O evento começa na segunda-feira (27/09), às 11 horas, com visita dos participantes à Casa da Indústria, sede da Fieg, no Setor Vila Nova. Em seguida, às 14 horas, os presidentes e representantes de federações de indústrias de todo o País dirigem-se ao complexo de Unidades do Sesi e Senai Vila Canaã e ao Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, onde terão uma mostra dos trabalhos do Sistema Indústria em Goiás. À noite, às 19 horas, haverá a solenidade de outorga da Medalha do Mérito Industrial, no auditório do Órion Business & Health Complex. Na oportunidade, Robson Braga de Andrade será homenageado com a concessão, pela Assembleia Legislativa de Goiás, do título de Cidadão Goiano, por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel. Na terça-feira, a CNI abre sua reunião extraordinária, no mesmo local.