segunda-feira , 12 maio 2025
Notícias

Vereador tenta barrar na Justiça eleição da Mesa Diretora da Câmara de Goiânia

O vereador Lucas Kitão (PSL) protocolou ação contra a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Goiânia, relativa ao biênio 2023-2024. A ação popular foi assinada por uma banca de juristas neste domingo, 26, e deve tramitar na 4ª Vara de Fazenda Pública de Goiânia, com o juiz William Fabian de Oliveira Ramos como titular.

A aprovação definitiva do projeto ocorreu na última quarta-feira, 22, com 34 votos a favor da proposta e apenas um contrário, o do vereador Lucas Kitão. Com a aprovação, não há mais data fixa para a realização da eleição da mesa diretora e, se quiserem, os parlamentares poderão antecipar a votação para o biênio 2023-2024. Também foi criado o cargo de quarto vice-presidente da mesa diretora, além do aumento de cadeiras nas comissões Mista, de Constituição e Justiça (CCJ) e Finanças.

A ação aponta precedentes que são considerados semelhantes e que já foram analisados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pela Procuradoria Geral da República (PGR). Segundo o texto da petição, a “possível reeleição do atual Presidente fere o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal, e por simetria constitucional, trata-se de manifesta inconstitucionalidade e, assim, não pode continuar se manifestando no ordenamento jurídico“.

Isso porque, o atual presidente da Mesa Diretoria da Câmara de Goiânia, o vereador Romário Policarpo (Patriota), exerceu seu primeiro mandato no cargo na 18ª legislatura, nos anos de 2019 e 2020, sendo reeleito para a mesma função por mais dois anos (2021 e 2022).

Segundo a ação judicial, uma possível recondução de Policarpo à presidência da Mesa Diretora, poderia ser considerada inconstitucional, além de ferir princípios da administração pública. Isso, considerando as análises do plenário do STF que entendeu que é permitida apenas uma reeleição ou recondução sucessiva ao mesmo cargo da Mesa Diretora.

(Matéria do site Poder Goiás)

Artigos relacionados

Notícias

Justiça afasta prefeito de Pontalina por uso de bens públicos em propriedade rural

Improbidade • O prefeito de Pontalina, Edson Guimarães de Faria (MDB), foi...

Notícias

Jovem de 17 anos sofre parada cardíaca e morre jogando futebol em Goianésia

Tragédia • Júlio César Félix de Oliveira, de 17 anos, morreu neste...

Notícias

Goiás violento: mulher é agredida pelo companheiro após uma crise de ciúmes em Jataí (GO)

Violência doméstica • Um homem acusado de violência doméstica espancou a mulher...