quarta-feira , 17 julho 2024
Sem categoria

HGG passa a realizar cirurgia de redesignação sexual

O Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), em Goiânia, realiza nesta quarta-feira (29/09) primeiro procedimento de redesignação sexual pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em unidade da rede própria estadual. O procedimento será realizado por Maria Luiza Alves Teles, cabeleireira de 23 anos, que desde criança aguarda a oportunidade de adequar o corpo à sua identidade de gênero.

O governador Ronaldo Caiado será representado pelo secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, também nesta quarta-feira, em uma solenidade que marcará o começo desse serviço no hospital. O local é a primeira unidade de saúde pública do Governo de Goiás a realizar tal procedimento no Estado.

Há outras nove pacientes que já atingiram o prazo de dois anos do início do acompanhamento, estabelecido por lei, para poder realizar a cirurgia, e também devem, em breve, realizar o procedimento. A cirurgia de redesignação, em que são criadas a genitália externa e a vagina, é mais uma etapa do processo transexualizador realizado pelo Ambulatório TX, criado pelo HGG para atender a demanda da população transexual do Estado, até então atendida apenas pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), que atualmente está com as cirurgias suspensas.