sexta-feira , 10 janeiro 2025
Sem categoria

Ismael destaca busca por protocolos seguros para volta dos grandes shows

Matéria do jornal A Redação, de Augusto Diniz:

O secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, disse na madrugada desta quinta-feira (14/10) que o evento-teste em Goiânia com show do cantor sertanejo Gusttavo Lima é um indício de que “está chegando o momento de darmos mais um passo na direção da ‘normalidade'”. O evento será realizado no estacionamento do Estádio Serra Dourada no dia 23 de outubro e terá capacidade máxima para 15 mil pessoas.

Com foto ao lado do artista, Ismael escreveu que “saúde e entretenimento dão as mãos”. “E, com diálogo, estamos buscando o tom para que façamos mais um ‘evento-teste’ com responsabilidade, protocolos de comportamento durante o evento e monitoramento pós-evento.”

O show de Gusttavo Lima, no sábado da próxima semana (23/10), terá algumas exigências para o público. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), será exigida a apresentação do cartão de vacinação emitido pelo aplicativo ConecteSUS com o recebimento das duas ou da vacina em dose única. Para quem tomou a primeira dose, será necessário apresentar a comprovação da data marcada para tomar a segunda dose.

A pessoa que comprar ingresso também precisará apresentar o resultado do teste RT-PCR ou de antígeno negativo realizado em até 48 horas antes do show. O uso de máscara é obrigatório. Serão exigidas máscaras PFF2 ou N95 para entrar no evento. A área do público deverá ter pelo menos 60 mil metros quadrados, com divisão em blocos e distanciamento de 2,25 metros quadrados. Os setores devem ter acessos separados a banheiros e bares.

A SMS determinou a presença de fiscais a cada 50 metros no evento, além de material impresso com informações sobre regras sanitárias para garantir que as pessoas cumpram as normas estabelecidas para o show.

“Jamais banalizamos e jamais banalizaremos a pandemia da covid-19 e a vida. Jamais desistiremos de vacinar a totalidade da população. Mas, pouco a pouco, passo a passo, tomando cuidado com os riscos, zelando pela vida humana, vamos buscando e aprendendo a viver o ‘novo normal'”, disse o secretário de Estado de Saúde.

Respostas prontas
Ismael afirmou que “não temos respostas prontas diante do desconhecido, mas com avaliação sensata de cenário, com empatia, com respeito à vida e com responsabilidade social, estou certo que conseguiremos superar este momento difícil em que tantas famílias perderam pessoas, perderam emprego, passaram fome”.

“Achar o ponto de equilíbrio de tudo isso é um exercício diário tanto das autoridades sanitárias, quanto de todo cidadão brasileiro. A pandemia está para além de somente questões sanitárias. Que Deus continue nos iluminando para tomarmos decisões corretas, sensatas, serenas, equilibradas. Cada vida importa”, pontuou.