domingo , 5 janeiro 2025
Sem categoria

“O professor vai ganhar novamente”, diz Rodrigo Lustosa, candidato à ESA-GO na chapa de Rafael Lara

No sábado, 16, a chapa Compromisso OAB celebrou o Dia do Professor com homenagens à categoria e apresentação de propostas para a educação jurídica na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO). O candidato à presidência da seccional Rafael Lara Martins e os integrantes da chapa para composição da diretoria da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO) conduziram o evento. Todos enfatizaram a importância da educação na advocacia, a grande expansão da ESA-GO nas duas últimas gestões e os projetos para valorizar e ampliar ainda mais a Escola. Mais de 400 professores participaram das comemorações dedicadas à classe profissional.

São candidatos à diretoria da ESA-GO na Chapa 1 Antonia Chaveiro, para a diretoria-geral, Rodrigo Lustosa, como vice-presidente acadêmico, Carlos André, como vice-presidente executivo, e Diego Amaral, para a vice-presidência de eventos. Antonia Chaveiro afirmou que as profissões de professor e advogado estão entre as mais honrosas e que elas são complementares entre si. “Duas profissões que se completam, porque estamos o tempo todo estudando, ensinando e aprendendo também. Professores, nós da ESA contamos com todos vocês para fazermos uma gestão extraordinária. Para isso, nós contamos com o voto na chapa 1 para elegermos o nosso presidente Rafael para Martins”, declarou a candidata.

O candidato Rodrigo Lustosa, em sua fala, lembrou de como a oposição enxergava com desprezo a profissão de professor nas eleições de 2015, desmerecendo o candidato, à época, e hoje presidente da seccional goiana, professor Lúcio Flávio de Paiva. “Eu me lembrei de uma coisa e preciso compartilhá-la com vocês: uma das coisas mais extraordinariamente belas que já aconteceu nas eleições da OAB-GO foi quando o Lúcio Flávio venceu as eleições apesar de ser ‘acusado’ de ser professor. Essa era a crítica lançada: ‘vocês vão votar em um professor?’ E nós saímos do Centro de Cultura e Convenções com o grito: o professor ganhou! E eu quero dizer a vocês que o professor vai ganhar novamente; tá aqui o diretor da ESA-GO, o professor vai ganhar, de novo; o conhecimento vai ganhar”, afirmou Lustosa.

O renomado professor Carlos André discursou em favor da Escola e reforçou as propostas para uma gestão exitosa. “Nós acreditamos na educação de excelência. Então nós queremos fazer algo de altíssima qualidade para que a Escola Superior de Advocacia seja quase que uma obrigação para todos os advogados. Aqueles advogados que recebem, portanto, a carteira de identificação vão passar pela Escola com cursos regulares; nós vamos dialogar juntos com a nossa professora Antonia pra saber quais são esses cursos que precisam ser regulares; como, por exemplo, cursos de empreendedorismo e cursos de comunicação jurídica, que são fundamentais para ensinar o advogado a fazer sustentações orais, a como escrever e a como participar de uma audiência”, explicou Carlos André.

O atual diretor-geral da ESA-GO e candidato à presidência da OAB-GO, Rafael Lara, lembrou aos presentes a notória expansão da Escola, principalmente, se comparada a gestões anteriores. “Meus amigos, antes da pandemia, no último mês da advocacia que nós fizemos, nós fizemos 211 cursos no mês de agosto. Porque a cara da ESA no passado era que ’13 era muito’ e a cara da ESA desta gestão é que ‘211 pode melhorar’. E eu tenho certeza que a próxima Escola Superior de Advocacia vai ser a melhor Escola Superior de Advocacia da história da OAB Goiás, eu não tenho a menor dúvida disso”, afirmou.