O relatório de quase 2 mil páginas da CPI da Covid-19, instalada no Senado Federal, já circula pelo país afora. O relator Renan Calheiros recebeu uma saraivada de críticas por não dar conhecimento prévio aos colegas da CPI e vazar o documento antes da votação . O presidente da comissão, senador Omar Aziz, está indignado com Renan.
No documento, o parlamentar pede o indiciamento de 70 pessoas, entre os nomes citados está o do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), dos filhos dele, além de ministros, empresários e médicos.
No âmbito empresarial, duas empresas também tiveram o pedido de indiciamento por possíveis crimes praticados no decorrer da pandemia do novo coronavírus.
Quanto ao presidente da República, o relatório imputa 11 crimes ao chefe do Executivo como: homicídio qualificado, crime contra a humanidade e genocídio de indígenas.
O parecer ainda deve ser votado na próxima terça-feira. Após a apuração, o documento será encaminhado aos órgãos de controle para o prosseguimento de possíveis punições aos envolvidos.
Veja a íntegra do relatório da CPI da Covid: